MUNDO

A descarbonização transformando a indústria mundial do ônibus

Fabricante polonesa Solaris lidera mercado europeu de ônibus de emissão zero, com 13,9% de participação

Crédito Divulgação ao Autor

17/10/2025

Até 2030, mais de 60% dos ônibus urbanos na Europa serão elétricos a bateria

Na Busworld Europe 2025, os principais fabricantes mundiais mostraram que, independentemente do desenvolvimento tecnológico acelerado dos novos produtos, buscam o equilíbrio entre desenvolver veículos que atendam as atuais e futuras legislações de zero emissões e sejam viáveis economicamente e em desempenho para os operadores. Apesar de essa conta ainda não fechar (como também acontece aqui no Brasil) e dos gargalos de infraestrutura de recarga e autonomia (no caso dos ônibus rodoviários), a eletrificação segue firme como a opção da grande maioria das marcas que atuam no mercado europeu.

O maior evento do mundo do ônibus mostrou que o mercado vive um momento único e desafiador: vendas em alta no pós-pandemia e falta de capacidade produtiva para atender a demanda crescente, o que faz com que as entregas de novos pedidos sejam somente para 2027. Isso também tem mantido o segmento de ônibus usados aquecido e com preços elevados. A concorrência forte dos fabricantes asiáticos e a necessidade de conquistar a confiança dos operadores no que os novos produtos entregarão são dois outros grandes desafios.

O que está ocorrendo com as montadoras europeias é uma corrida acelerada para mais do que desenvolver novas tecnologias, conquistar a confiança dos clientes para o fato de que, apesar dos elevados custos, os novos veículos serão mais eficientes e contarão com uma rede de serviço abrangente e capilarizada para que o transporte rodoviário zero emissão possa ser implementado em larga escala.

Os fabricantes mostraram que estão trabalhando arduamente para, em breve, fornecer um pacote completo que vai desde o produto com autonomia parecida, passando por serviços e até pela criação de uma rede de pontos de recarga especialmente para os modelos rodoviários nos principais pontos do continente, caso da Daimler, e chegando ao compromisso de desenvolver baterias que suportem as exigências da operação de longa distância.

Diesel ainda persistirá no segmento rodoviário

De acordo com os especialistas que participaram do Congresso Busworld 2025, a crescente presença de veículos elétricos é inegável, mas os veículos elétricos não revolucionarão o setor nos próximos cinco anos. Para muitos operadores europeus de ônibus, os modelos a diesel estão longe de seu fim, ainda mais porque muitas montadoras jádesenvolvem propulsores diesel que atendam às normas Euro 7.

Por José Carlos Secco

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