AMÉRICA DO SUL

Agrale Argentina utiliza transmissão automática Allison em novo chassi para blindado

Crédito Divulgação Agrale

14/03/2024

A Allison Transmission vai fornecer transmissões Allison da Série 2000™ para os novos chassis da Agrale Argentina S.A., especialmente projetados para veículos blindados voltados para o transporte de valores. O chassi Agrale MA10 Automático tem Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, distância entre-eixos de 3.600 mm e permite a instalação de blindagem nível IV.

O desenvolvimento deste novo chassi exigiu meses de trabalho local e a experiência da equipe de engenharia da montadora no mercado brasileiro para projetar um produto que atendesse não apenas às necessidades dos clientes argentinos e sul-americanos, mas também aos padrões de exportação.

“Até o momento, a maioria dos veículos blindados para essa aplicação eram montados sobre chassi de caminhão e não possuíam estrutura totalmente adequada para receber a carroceria. Algumas, apesar de serem destinadas a esse nicho, não atendiam a todas as especificações para garantir a máxima segurança no transporte de valores. A Agrale detectou essa necessidade no segmento de veículos blindados e desenvolveu um chassi especificamente para esta aplicação”, explica Ignacio Armendariz, Gerente Comercial e Pós-Venda da Agrale Argentina.

As transmissões Allison da Série 2000 são projetadas para caminhões comerciais e ônibus de médio porte com Peso Bruto Total (PBT) de até 15 toneladas. Com seis marchas à frente e uma à ré, seu conversor de torque entrega a potência do motor às rodas sem interrupção, o que possibilita maior aceleração e velocidade média no trânsito urbano. Também reduz as distrações durante a operação, eliminando a ação manual das trocas de marchas realizadas pelo motorista. A economia na sua manutenção é significativa, pois requer apenas trocas regulares de fluidos e filtros.

“A maioria dos chassis existentes no mercado (caminhões e ônibus) possui plataforma de condução avançada e, para adaptá-los ao transporte de valores, é necessário movê-la para trás para melhorar a distribuição de peso e evitar sobrecarga no eixo dianteiro”, disse Wiliam Menegotto, gerente de Desenvolvimento de Engenharia e Operações, Agrale Argentina. “No caso da Agrale, o chassi já foi projetado com essa nova configuração, pois um dos diferenciais dos modelos blindados é o excesso de peso que carregam. Portanto, o novo design reduz o tempo e os custos envolvidos na montagem da blindagem, além de permitir que o veículo atenda aos padrões exigidos no segmento.”

“A equipe Allison da América do Sul está muito orgulhosa deste novo lançamento, pois é o primeiro veículo produzido na Argentina para o segmento de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas a contar com transmissão Allison totalmente automática, atendendo assim à necessidade do mercado por este tipo de automação”, disse Leonardo Molina, diretor Associado de Vendas Cone Sul, da Allison Transmission.

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