AMÉRICA DO SUL

Agrale entrega primeiros ônibus elétricos para o novo Sistema TramBus, em Buenos Aires

Crédito Divulgação Agrale

28/11/2025

A Agrale iniciou, em novembro, a entrega dos primeiros ônibus 100% elétricos do modelo MT 17.0 LEe, marcando o início da implantação do Sistema TramBus, o novo modelo de mobilidade sustentável da capital argentina. A licitação prevê o fornecimento de 82 ônibus elétricos, sendo 60 unidades do MT 17.0 Lee, com capacidade para 75 passageiros, e 22 unidades do articulado MT 27.0 LEe, para 135 pessoas.

Com autonomia mínima de 270 km, os ônibus têm chassi produzido pela Agrale Argentina S.A., conjunto elétrico desenvolvido em parceria com a britânica Equipmake LTD. e carroceria da TodoBus S.A., do Grupo DOTA.

O Sistema TramBus será composto, exclusivamente, por ônibus elétricos e atuará como complemento em superfície à rede de metrô, ampliando a integração entre modais e oferecendo uma alternativa moderna, eficiente e de zero emissões, representando um avanço significativo para a mobilidade da capital.

A Agrale já forneceu para o sistema de transporte local 12 unidades de micro-ônibus elétrico, de 7,5 metros e capacidade para 20 passageiros, que atendem as rotas do centro histórico e um circuito especialmente dedicado ao programa de visitação aos museus de Buenos Aires. Esse trajeto conecta diversas instituições culturais icônicas, como o Museu Nacional de Belas Artes, o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana) e o Museu de Arte Moderna, entre outros.

Com as primeiras entregas de ônibus urbanos elétricos ao Sistema TramBus e dos micro-ônibus elétricos já em operação, a Agrale reforça a sua presença no mercado argentino e no desenvolvimento de soluções de transporte inovadoras e sustentáveis.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!