Crédito Divulgação Internet
16/08/2022
A Allison Tranmission Brasil, líder em design e fabricação de soluções de propulsão de veículos convencionais e eletrificados e maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais e de defesa médios e pesados, apresentou o seu sistema de propulsão híbrido elétrico eGen Flex™ de próxima geração na Lat.Bus & Transpúblico (Latin American Feira do Transporte),
A Allison está desenvolvendo ativamente soluções para apoiar os esforços das empresas de transporte público e os novos requisitos do setor com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, a dependência de combustíveis fósseis e melhorar a qualidade de vida dos passageiros. Uma dessas tecnologias é o novo sistema de propulsão híbrida-elétrica Allison eGen Flex™, a próxima geração do comprovado sistema de propulsão híbrida-elétrica H 40 EP™ da Allison, que opera em ônibus urbanos desde 2003.
Os híbridos-elétricos eGen Flex já operam em várias cidades dos Estados Unidos, com frotistas como a Indianapolis Public Transportation Corporation (IndyGo), em Indianápolis; a Agência Municipal de Transportes de São Francisco (SFMTA) e a Ferrovia Municipal (Muni), em São Francisco; e a Southern Nevada Transit Coalition, sistema de transporte público em Laughlin, Nevada.
Além disso, testes operacionais do eGen Flex em uma das maiores empresas de trânsito da América do Norte em 2022 confirmaram que o motor ficou desligado mais de 50% do tempo em que o ônibus estava em operação. Como resultado, os ônibus equipados com o eGen Flex operaram em modo EV (elétrico) completo por mais da metade do dia. O sistema eGen Flex da Allison é capaz de operar somente no modo elétrico por até 16 quilômetros consecutivos ou 50 minutos, várias vezes por rota e por dia. A tecnologia de geofencing (cerca virtual) do sistema elimina as emissões e ruídos do motor durante o embarque e desembarque de passageiros em áreas de pedestres densas, em zonas de emissão zero e garagem de ônibus. Desde 2003, a Allison entregou mais de 9.000 sistemas de propulsão híbridos-elétricos em todo o mundo. Esses sistemas acumularam quase 4,8 bilhões de quilômetros rodados, economizaram mais de 1,4 bilhão de litros de combustível e reduziram as emissões de CO2 em mais de 3,8 milhões de toneladas.