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18/01/2024
A VIX Logística S.A., pertencente ao Grupo Águia Branca, um dos principais operadores de transporte rodoviário do Brasil, lançou o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil. Batizado de Atlas, tem capacidade máxima de tração (CMT) de 120 toneladas e possui motor elétrico com potência de 450 kWh (600 cv).
O Atlas é uma peça central do portfólio do VIVA — VIX Veículos Autônomos, uma nova vertical de negócios focada na inovação e criação de tecnologias sustentáveis para otimizar operações logísticas.
Inicialmente, o Atlas passará por testes de calibração de softwares e desempenho em diversos clientes, consolidando sua adaptação e eficiência operacional, o que deve se estender por um ano. A partir daí, a empresa avalia ampliar a oferta do caminhão, inclusive para outros tipos de utilizações.
O caminhão elétrico da VIX pode ser aplicado em movimentação interna, transporte de madeira, produtos siderúrgicos, áreas portuárias, pátios de armazenagem, setor de óleo e gás, mineração e siderúrgicas.
Com foco nas operações fora de estrada, o Atlas é montado sobre o chassi do caminhão Mercedes-Benz Axor 3344 e possui sistema de propulsão elétrico, em substituição ao convencional, incluindo pacote de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Segundo a VIX, o sistema tem capacidade de 200 kWh, com autonomia de até 16 horas.
A capacidade de tração de 120 toneladas, exigiu um desenvolvimento tecnológico meticuloso por parte da equipe do VIVA para equilibrar aspectos como capacidade de tração, autonomia e as dimensões das baterias, superando os padrões de veículos a combustão interna.
Marcos Nunes, gerente do VIVA, destaca que o projeto tem em vista replicar e superar a capacidade de tracionamento de carga de veículos a combustão interna, representando um avanço técnico notável.
Os packs de baterias do Atlas possuem um sistema avançado de controle de temperatura, além de um robusto sistema de supressão de incêndio e estrutura de contenção mecânica, garantindo a segurança durante as operações. Sensores integrados por toda a construção do veículo permitem o monitoramento contínuo da operação, reforçando a segurança e eficiência do Atlas em diversas operações logísticas.
Para a recarga do Atlas, é necessário um ponto de energia específico com corrente contínua para possibilitar a opção de recarga rápida. Essa infraestrutura é facilmente implementada em operações industriais com geração própria de energia elétrica.
Com a implementação do Atlas, a VIX Logística estima uma redução mensal de até 8.300 litros de diesel em determinadas rotas, resultando em uma diminuição significativa nas emissões de CO₂, estimadas em quase 21 toneladas por mês.





