Crédito Divulgação BAE Systems
22/06/2023
A divisão de sistemas de energia e propulsão da BAE Systems Inc. com sede em Endicott, Nova York, ampliou significativamente o volume de pedidos de sua base de clientes de ônibus urbanos da América do Norte. Desde março deste ano, cinco grandes contratos foram fechados, totalizando 1.805 unidades para entregas nos próximos dois a três anos do seu sistema de controle e transmissão elétrica de terceira geração (Gen3*) para veículos híbridos médios e pesados, elétricos a bateria e elétricos a célula de combustível de Hidrogênio.
Os mais recentes fornecimentos foram firmados em maio com a Nova Bus e a ENC (ELDORADO NATIONAL-CALIFORNIA). Para a Nova Bus, a BAE Systems vai fornecer o sistema de propulsão elétrica Gen3 da BAE Systems para 124 LFSe+ de 12 metros de comprimento (modelo de bateria de longo alcance) para entrega em um período de dois anos a partir de 2024, com um potencial pedido adicional de até 405 unidades em opções nos próximos quatro anos. Os veículos serão utilizados pela Toronto Transit Commission (TTC), do Canadá, e o contrato representa o primeiro fornecimento de ônibus LFSe+ pela TTC.
A ENC (ELDORADO NATIONAL-CALIFORNIA) anunciou um novo fornecimento de 19 ônibus Axess EVO-FC com célula de combustível de Hidrogênio para a Foothill Transit, operador de transporte público da Califórnia. Alimentado pela célula de combustível de alta capacidade da Plug Power e pelo sistema de propulsão elétrica BAE Systems Gen3, o Axess EVO-FC oferece alcance de até 640 quilômetros e reabastece em 12 a 20 minutos. A ENC foi a primeira fabricante de ônibus a concluir o teste FTA Altoona de 12 anos/500.000 milhas para um ônibus elétrico movido a célula de combustível de hidrogênio em 2018.
Também com a Nova Bus foi fechado, entre abril e maio, o maior pedido para fornecimento de sistemas de propulsão elétrica para o maior contrato de ônibus de emissão zero da América do Norte, de até 1.229 ônibus elétricos – um pedido básico de 339 LFSe+ e opções para mais 890 unidades – para entrega em cidades da província de Québec.
Em abril, a empresa anunciou que fornecerá o novo sistema de propulsão e energia elétrica Gen3 em três ônibus ElDorado National California Inc. (ENC) Axess EVO-FC com célula de combustível de hidrogênio (HFC) para operação em Rochester, Nova York. Este representa o primeiro pedido desse sistema de acionamento elétrico Gen3 da BAE Systems para instalação em um ônibus de célula de combustível de hidrogênio. O sistema de acionamento da BAE Systems está sendo integrado ao motor de célula de combustível de hidrogênio Progen de 125kW de Latham, Nova York. (Foi em abril de 2021 que as duas empresas (Plug Power e BAE Systems) anunciaram uma colaboração para fornecer sistemas de propulsão elétrica baseados em hidrogênio e soluções de abastecimento para frotas de ônibus urbanos).
Diversificação no setor de caminhões
Na ACT Expo 2023, realizada em Anaheim, Califórnia, no início de maio, a BAE Systems anunciou que estava colaborando oficialmente com a Eaton Corporation de Maumee, Ohio, para desenvolver soluções de tecnologia de veículos elétricos (EV) para aplicações em caminhões médios. No evento, exibiu um veículo de demonstração de coleta e entrega de classe 7. Os veículos incorporaram o motor elétrico de alta densidade de potência da BAE Systems e o avançado conjunto de eletrônicos de potência de carboneto de silício/nitreto de gálio, junto com o sistema de transmissão de quatro marchas da Eaton – EV MD que foi projetada especificamente para aplicações em veículos elétricos.
Em outro desdobramento, uma série de entrevistas com Steve Trichka, vice-presidente do negócio Power and Propulsion Solutions, realizadas em março por publicações especializadas na América do Sul – incluindo T&BB South America wwww.truckandbusbuilder.com.br – revelou que uma nova parceria estava em andamento com uma fabricante brasileira de veículos comerciais não identificada, e que está desenvolvendo, um protótipo de caminhão elétrico médio para os mercados da América Latina. Mais detalhes esperados em breve.
Estrategicamente, depois de mais de 25 anos de experiência no fornecimento de powertrains híbridos e elétricos em série para o mercado de ônibus de trânsito, a empresa agora está diversificando seu sistema de transmissão elétrica em outros segmentos de mercado, concentrando-se naqueles com ciclos de trabalho semelhantes; ou seja, os segmentos de mercado de caminhões rodoviários, portuários, marítimos, fora de estrada e de defesa.
*Gen3 – Uma característica fundamental do mais recente sistema de acionamento elétrico Gen3 é a modularidade do sistema de controle do inversor – referido pela BAE Systems como seu Sistema Modular de Controle de Potência (MPCS), cuja principal função é controlar o motor de tração primário – e a capacidade de adicionar módulos para capacidade adicional de armazenamento de bateria. O MPCS da BAE Systems permite que a Nova Bus expanda e/ou reduza a capacidade da bateria de cada ônibus com relativa facilidade, pois seu MPCS possui combinadores de bateria adicionais que permitem que um OEM adicione baterias adicionais a ele.
O Gen3 da BAE Systems compreende quatro produtos principais:
• O MPCS modular,
• O MAPS (Modular Accessory Power System), que fornece energia auxiliar AC e DC (28V) para acessórios do veículo, como controle AC trifásico de sistemas como o sistema de ar-condicionado, direção hidráulica, compressores de ar, etc.
• O motor elétrico de imã permanente GPM-12,
• A SCU (Unidade de Controle do Sistema), que fornece uma interface do operador, monitoramento e controle do sistema e garante o fluxo de energia ideal de e para os componentes do sistema.