Crédito Divulgação Scania
15/07/2025
O mercado brasileiro está ampliando o uso de veículos movidos a gás natural em centros urbanos para reduzir as emissões de poluentes. A capital do Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, realizou um passo importante rumo à sustentabilidade urbana com a entrega oficial de três caminhões Scania modelo G 280 XT 4×2 movidos a gás natural veicular (gnv) para a Solurb, concessionária municipal de limpeza da cidade.
A iniciativa representa um marco na modernização da frota municipal, substituindo veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia mais limpa. “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”, declarou a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
“A chegada dos caminhões a gás representa um avanço significativo para a cidade de Campo Grande em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, diz Elcio Terra, superintendente da Solurb. Com essa iniciativa, Campo Grande se torna a terceira cidade do Brasil a fazer a coleta de resíduos sólidos com veículos movidos a gás, posicionando-se entre as pioneiras a adotar soluções de transporte mais sustentáveis na coleta urbana.
“A Scania avança um importante passo na jornada de descarbonização com mais um negócio de transporte de coleta de resíduos. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.500 unidades negociadas, sendo mais de 150 para a coleta de resíduos. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O Estado do Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, afirma Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.
Os veículos Scania reduzem as emissões de gases de efeito estufa. A adoção do gás natural veicular representa uma transição estratégica rumo ao uso futuro do biometano — combustível 100% renovável, que será produzido no aterro sanitário operado pela Solurb.
Para a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, essa entrega marca o primeiro passo de um programa ambicioso de descarbonização da prefeitura e do governo estadual. “Nosso compromisso é de até 2030 concretizar o projeto de neutralização do carbono emitido”, explica. A executiva revela que a empresa está trabalhando para que o aterro sanitário comece a gerar biometano, permitindo que a frota pesada da cidade possa trocar o gás natural pelo biometano, ampliando ainda mais a descarbonização. “É o que estamos construindo para o estado de MS”, destaca.
Modelo Scania G 280 XT
O caminhão escolhido foi o G 280 XT 4×2, com motor Euro 6, de 9 litros, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. A cabine G oferece superior equilíbrio entre conforto, robustez e visibilidade; é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve um torque de 1.350Nm e seu peso bruto total combinado (PBTC) chega na capacidade de 40 toneladas. O modelo entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos.
Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta de resíduos. A cabine G foi configurada com o pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para curtas, médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.





