Francisco Mazon, CEO of Viação Santo Cruz
Crédito Divulgação ao Autor
04/09/2025
A Viação Santa Cruz, operadora paulista de transporte rodoviário, iniciou testes com um ônibus rodoviário com chassi K320 com motor de ciclo Otto de 320 cv de potência, movido a GNV/biometano na rota São Paulo-Campinas. A viagem inaugural foi realizada no último dia 1º de setembro e o veículo passa a operar em quatro viagens diárias, entre o terminal Barra Funda, em São Paulo, e a rodoviária de Campinas. O projeto é uma parceria entre a Santa Cruz, Scania e Comgás.
Essa iniciativa representa a ampliação do uso de biocombustíveis para colborar com a descarbonização e amplia as opções que o mercado brasileiro está utilizando, ao lado dos elétricos, no transporte urbano.
“Acreditamos em uma nova matriz energética em nossos negócios. A realidade é que queremos investir nesse processo de descarbonização usando, em primeiro lugar o gás natural e depois o biometano. Acredito que seja a opção mais viável para a nossa empresa neste momento. O custo da operação deve ser menor, apesar de o custo de aquisição do veículo ainda ser maior. Vamos avaliar em quanto tempo isso será diluído”, afirmou Francisco Mazon, CEO da Viação Santo Cruz.
Segundo o executivo, os testes vão avaliar vários aspectos como abastecimento, operação e produtividade. “Vamos comparar com a operação a diesel e identificar as possíveis vantagens. Se os resultados forem positivos, como acredito que serão, podemos pensar em uma operação maior e um aumento de frota de ônibus a biometano”.
A Viação Santa Cruz tem um compromisso muito forte com as estratégias de ESG. A empresa pretende, até o fim do ano, ter toda a suafrota com veículos Euro 6, o que já significa um grande avanço em termos de redução de emissões”, afirma.
Os testes devem durar cerca de seis meses e o ônibus foi cedido pela Scania em regime de comodato. De acordo com a Scania, o veículo leva de 15 a 20 minutos, proporciona redução de emissão de CO² entre 50% a 90%, com biometano, Além de emitir menos ruídos e vibrações que o a diesel.
Com um posto de abastecimento dentro da garagem da Santa Cruz, o custo do combustível será 33% menor que o diesel.
“A Santa Cruz está alinhada com os propósitos da Scania em reduzir as emissões poluentes do setor. Sendo ela uma referência no segmento, em que alcança o melhor do nosso produto, a operadora dá o seu primeiro passo em direção à jornada da sustentabilidade ambiental. Para isso, promoveremos todo o nosso apoio para que os resultados possam ser positivos e confirmem o potencial desse tipo de propulsão”, disse Rogério Moro, gerente de contas de Soluções de Mobilidade da Scania.
A Comgás fornecerá o gás/biometano para os testes. Anderson Lopes, executivo da Comgás, lembrou que a empresa é maior distribuidora de gás da América Latina e que tem um papel muito importante no desenvolvimento desse mercado voltado para o transporte, seja de passageiros ou de carga. “A parceria com a Viação Santa Cruz e a Scania promove à Comgás uma experiência fundamental quanto a participar da sustentabilidade do transporte. E o uso do biometano nesse projeto ambiental da transportadora abrirá muitas portas para a confirmação dessa proposta. Para isso, as operadoras podem contar com toda a nossa infraestrutura de fornecimento do gás. A própria garagem da Santa Cruz pode ser beneficiada, pois há uma rede que passa na sua frente”, disse.





