BRASIL

Brasil desbloqueia novas rotas comerciais com sistema TIR da ONU

Crédito Divulgação ao Autor

10/02/2026

O Brasil tornou-se a 79ª parte contratante da Convenção das Nações Unidas para a TIR, o único sistema global de transporte. Esse desenvolvimento marcante abre caminho para um comércio mais eficiente e seguro na América do Sul e globalmente.

O Secretário-Geral da IRU, Umberto de Prestito, afirmou: “A adesão do Brasil ao sistema global de trânsito TIR é um marco transformador para o país e a região. Com a TIR, o Brasil pode elevar significativamente a eficiência e a segurança do comércio com seus países vizinhos e muito além disso. É isso que a TIR, a parceria público-privada mais longa da ONU, vem fazendo há mais de 75 anos”, acrescentou.

O sistema TIR apoiado pela ONU ajudará Brasil e América do Sul a maximizar investimentos no Corredor Bioceânico, que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico através do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O Corredor Bioceânico reforçará a liderança do Brasil em conectividade regional e elevará seu papel no cenário logístico da América do Sul. No entanto, sua competitividade seria minada sem processos de fronteira harmonizados. O TIR é fundamental para realizar o potencial do corredor.

“Combinar esse grande investimento em infraestrutura com a comprovada ferramenta de facilitação do comércio que é o TIR é fundamental para o sucesso do Corredor Bioceânico”, disse Umberto de Pretto. “A infraestrutura é crucial, mas também os processos harmonizados transfronteiriços. O corredor, caso contrário, corre o risco de se tornar apenas mais uma rota rodoviária, sem a competitividade necessária para atrair investimentos e comércio.”

A IRU criou o TIR em 1949. Tornou-se uma convenção das Nações Unidas em 1959, que foi posteriormente substituída pela atual Convenção TIR em 1975, após o advento da conteinerização, que tornou a TIR aplicável a movimentos multimodais. Testado e comprovado, o TIR reduz os tempos de trânsito na fronteira em até 92% e reduz os custos de transporte em até 50%.

Mais sobre TIR

Gerenciado pela IRU sob mandato das Nações Unidas, o TIR permite o transporte de mercadorias de um país para outro, transitando por tantos países quanto necessário, por meio de um sistema seguro, multilateral, multimodal e mutuamente reconhecido. As mercadorias são seladas no ponto de origem e reabertas apenas no destino – independentemente de quantas fronteiras nacionais sejam cruzadas. O TIR também oferece uma garantia financeira para o pagamento de impostos e impostos suspensos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!