MUNDO

Busworld 2023 destaca excelência do transporte coletivo de passageiros

ESPECIAL BUSWORLD

Crédito Divulgação Internet

24/10/2023

Evento apresentou as tendências que vão direcionar o setor nos próximos anos rumo à descarbonização, digitalização dos serviços e sustentabilidade do negócio

A Busworld Europa, a principal exposição mundial para a indústria de ônibus, realizada de 7 a 12 de outubro de 2023, no Expo Bruxelas, na Bélgica, demonstrou que o transporte rodoviário de passageiros continua a ser um modal extremamente eficiente, de baixo custo de implantação e que segue evoluindo rumo ao desafio de emissões zero. Todas as principais fabricantes apresentaram soluções para a descarbonização, com veículos elétricos, a célula de combustível de Hidrogênio e a gás, tanto para os modelos rodoviários quanto urbanos.

Em sua 26ª edição, o evento bateu todos os recordes, abrangendo impressionantes 75.000 metros quadrados de espaço de exposição, com 7,8 quilómetros de corredores. Foram 40.120 visitantes de 111 países, e 526 expositores de 38 países, dos quais 75 fabricantes de ônibus e 182 empresas que participaram pela primeira vez. A Turquia foi o país que reuniu mais participantes, com 96 empresas, seguida pela Alemanha, com 79, e a China, com 61 empresas.

Dentro dos pavilhões de exposição, um total de 222 veículos apresentaram os mais recentes avanços em tecnologia de ônibus, além de outros 29 veículos foram posicionados no exterior para demonstrações, oferecendo aos visitantes uma experiência prática com os mais recentes modelos e funcionalidades. Além dos inúmeros novos lançamentos em termos de produtos, a indústria mostrou o quanto tem investido e trabalhado para superar os maiores desafios existentes, como o elevado custo de aquisição dos modelos eletrificados, as soluções para recarga e abastecimento dos veículos, a infraestrutura necessária e ainda insuficiente, para que os operadores possam substituir mais rapidamente os modelos convencionais a combustíveis fósseis pelos de fontes renováveis.

“A edição 2023 da Busworld teve um grande significado, pois marcou a recuperação e demonstrou a resiliência da indústria do ônibus mundial frente a tantos desafios, sobretudo a descarbonização do transporte e a digitalização para uma mobilidade eficiente. Foi a melhor edição já realizada”, comentou a diretora da Busworld Europa, Mieke Glorieux.

Na visão dos especialistas, o transporte público suportado e/ou executado digitalmente impulsionará a mobilidade para um nível mais elevado, fácil de utilizar, planejada, mais eficiente e, portanto, sustentável, inclusive com veículos dimensionados especificamente para cada aplicação e região.

Um ônibus contém mais de 20.000 chips. A utilização de softwares contribui para a segurança, a sustentabilidade e o conforto dos passageiros e do condutor e é essencial para incluir os serviços de ônibus nos modelos de mobilidade multimodal do futuro e para atender ao crescimento do transporte coletivo de passageiros.

Brasil em destaque

O Brasil se destacou com a Marcopolo, única fabricante nacional a expor os seus produtos, e a Mercedes-Benz, que apresentou no estande da Daimler Trucks o eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela empresa no País.

Em um estande de 500 m², a Marcopolo expos dois de seus mais recentes lançamentos: o Paradiso 1800 Double Decker da Geração 8, e um Audace 1050 movido a célula de combustível de Hidrogênio fabricado em uma unidade na China. A fabricante brasileira recebeu mais de 20 mil visitantes, além de comitivas de clientes de cerca de 35 países.

“Os visitantes ficaram impressionados com o conforto, espaço e comodidades das poltronas e do Paradiso G8 1800 DD, diferentes das oferecidas no mercado europeu. Alguns comentaram que essas deveriam ser as utilizadas em todos os ônibus para longas viagens no continente”, comentou José Luís Goes, diretor de Vendas e Operações Internacionais da Marcopolo.

O Paradiso G8 1800 DD é o rodoviário mais sofisticado produzido pela Marcopolo, com grande sucesso e aceitação no Brasil e no exterior. O veículo participou da eleição de Melhor Ônibus Rodoviário da Busworld 2023 e o júri independente destacou como diferenciais do modelo o conforto e tecnologia de reclinação das poltronas, os controles individuais de áudio, o tamanho e a sinalização dos sanitários e o conforto oferecido na cabine do motorista.

Mercedes-Benz eO500U

O Brasil é o maior mercado de ônibus da Daimler Truck em todo o mundo e a operação brasileira é o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para o desenvolvimento de chassis de ônibus, sendo referência global para as demais unidades. O lançamento do eO500U na Europa reforça o portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes.

“Estamos muito orgulhosos, felizes e honrados por trazer o nosso chassi de ônibus elétrico urbano a baterias para fazer sua estreia na Europa”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Este moderno veículo para centros urbanos, que segue a tendência da eletromobilidade, foi desenvolvido no Brasil e especialmente para o Brasil e a América Latina, além de outros mercados de exportação, como a Oceania”.

Van Hool

Uma das principais empresas expositoras foi a belga Van Hool, um dos mais tradicionais fabricantes de ônibus do mundo. Fundada em 1947, apresentou como destaques o ExquiCity, um ônibus urbano biarticulado elétrico a bateria que será utilizado em duas linhas BRT na região da Ile-de-France, inclusive em Paris, a partir de 2024. Desenvolvido pelo consórcio formado pela Van Hool, Kiepe Electric e Alstom, o ExquiCity tem 24 metros de comprimento e é alimentado por baterias de carregamento rápido de alta potência da Kiepe Electric, que serão carregadas pelo sistema de carregamento estático terrestre condutivo da Alstom. (SRS). Serão fornecidos inicialmente 56 veículos.

A fabricante lançou também uma nova (moderna) família de ônibus rodoviário, Van Hool T, uma nova linha de produtos, composta pelos modelos T Alicron, T Acron e T Astron, que se adapta perfeitamente ao portfólio existente de ônibus de luxo Van Hool: as séries EX e TDX.

O desenvolvimento do Van Hool T é guiado por quatro temas principais: Aerodinâmica, Design, Conforto e Segurança. Aerodinâmica limpa e controlada à frente e atrás para uma eficiência ideal (redução do consumo de combustível) e ecologia (baixas emissões de CO2). O design envolvente, dianteiro e traseiro, e o spoiler dianteiro garantem uma racionalização ideal para evitar o máximo possível de turbulência de ar. A característica de design mais marcante do Van Hool T é o para-brisas particularmente convexo, cuja forma e inclinação garantem o melhor fluxo de ar para minimizar a turbulência.

O conforto pode ser visto na nova geração de bancos, ao mesmo tempo mais leves e confortáveis. E a segurança, pelos novos equipamentos, como o programa Shield+, fornecido pela Mobileye que incorpora Turning Assist; PCW, Pedestrian Collision Warning: detecta pedestres em movimento na frente do veículo e avisa o motorista em caso de colisão iminente; SLI, Indicação de Limitação de Velocidade: reconhece sinais de trânsito com indicação de velocidade e os exibe no painel; Reconhecimento de sinais de trânsito; HMW, Highway Monitoring Warning: avisa o motorista se a distância até o veículo da frente for muito pequena, Lembrete de sinal de mudança de direção: lembra (adverte ou informa) o motorista sobre um indicador de direção deixado aceso por muito tempo, e DDI ou Indicação de Sonolência do Condutor., que monitora a condição do motorista. Se ele começar a ficar sonolento, o DDI detecta isso a partir do comportamento da direção e avisa o motorista a tempo por meio de um alarme sonoro e visual.

A linha Van Hool T será inicialmente comercializada com os modelos Van Hool T Alicron (12-13 m), T Acron (10-14 m) e T Astron (13-14 m). Todos com motorização PACCAR-DAF da geração EURO6 NG (11 e 13 litros), com uma faixa de potência de 270kW/367cv a 390kW/530cv, e opção de caixas de câmbio manuais automatizadas (ZF TraXon) e caixas de câmbio automáticas (ZF EcoLife e Allison).

IVECO BUS

A IVECO BUS apresentou o seu portfólio abrangente de soluções de mobilidade sustentável, oferecendo uma escolha de fontes de energia, serviços dedicados e inovações tecnológicas essenciais para a implantação de mobilidade coletiva sustentável à escala global. A fabricante destacou a oferta completa de produtos Zero Emissões da marca, que se baseia em tecnologias de biometano, bateria elétrica e célula de combustível, para todos os segmentos, urbano, interurbano, médio e longo curso, e a sua expansão oferta de serviços especializados.

As grandes novidades foram a estreia mundial do E-WAY H2, a nova solução urbana com célula de combustível, e os modelos da marca já com as tecnologias que atendem o novo ADAS (Avançado Sistema de Assistência ao Condutor) em conformidade com o Regulamento Geral Europeu de Segurança, que entrará em vigor em julho de 2024.

“Aqui na Busworld, afirmamos claramente a nossa ambição de liderar o mercado de emissões zero. Estamos apoiando nossas palavras com fatos tangíveis. Estamos demonstrando nossa capacidade de fornecer soluções completas e prontas para uso para cada missão com a nossa estratégia abrangente e multienergia – liderando a transição energética do setor”, disse Domenico Nucera, presidente da Unidade de Negócios de Ônibus.

Foram seis veículos de última geração desenvolvidos para apoiar os operadores de transporte na implantação de veículos elétricos. O novo E-WAY H2 12 metros, ônibus elétrico a célula de combustível desenvolvido em parceria com Hyundai Motor Company; nova geração do E-WAY de 12 m, ônibus urbano elétrico a bateria com desempenho aprimorado; STREETWAY ELEC, ônibus urbano elétrico de 12 metros de comprimento para atender às necessidades específicas dos padrões dos mercados europeus e não europeus; CROSSWAY LE ELEC 13 metros, veículo Low Entry 100% elétrico para áreas suburbanas; Micro-ônibus e-Daily, e o chassi de micro-ônibus e-Daily, para fornecimento como opção de eletromobilidade para encarroçadores em todo o mundo.

O E-WAY H2, novo ônibus urbano com célula de combustível desenvolvido em parceria pela IVECO BUS e Hyundai Motor Company, reflete o foco das empresas na aceleração da transição energética para a neutralidade de carbono. O modelo possui o sistema de célula de combustível de hidrogênio HTWO, abrindo caminho para um mundo mais limpo e verde.

O novo ônibus urbano E-WAY H2 pode acomodar até 115 passageiros e é equipado com o avançado sistema de célula de combustível da Hyundai instalado no compartimento traseiro e alimentado por 4 tanques de Hidrogênio localizados no teto. Possui motor elétrico SIEMENS ELFA 3 de 310 kW e um conjunto de baterias FPT Industrial NMC de 69 kWh, atuando como extensor faixa que permite usar menos hidrogênio. O veículo pode rodar até 450 km em condições normais de funcionamento.

Irizar

Seguindo a sua estratégia de inovação e desenvolvimento tecnológico, o Grupo Irizar apresentou a sua gama de ônibus com diferentes tecnologias, que inclui o novo modelo rodoviário a célula de combustível de Hidrogênio, o Irizar Hydrogen i6S Efficient, e o Irizar i8, como forte aposta na mobilidade sustentável do futuro.

Desde o seu lançamento em maio do ano passado, o Irizar i6S Efficient tornou-se o ônibus mais eficiente da história da Irizar, com uma redução de consumos e emissões de até 13%, uma redução de peso de até 950 kg, e uma melhoria no coeficiente aerodinâmico de 30%. A nova geração de veículos Efficient conta com uma redução adicional de consumo até 5%, uma melhoria na otimização do peso e, além disso, cumpre todas as novas normas de segurança e cibersegurança que entrarão em vigor na Europa em 2024.

A grande novidade foi a apresentação da versão a Hidrogênio, apesar de o modelo estar disponível com motorizações diesel, biodiesel, gás natural e biocombustível.

Irizar Hidrogênio i6S Efficient

O Irizar Hydrogen i6S Efficient é o primeiro ônibus rodoviário movido a Hidrogênio com zero emissões da Europa. É um projeto pioneiro e uma demonstração do firme compromisso da Irizar em oferecer uma gama completa de veículos com zero emissões de longo e curto alcance.

O veículo, primeiro protótipo, foi desenvolvido pela Irizar, em conjunto com outras empresas líderes e centros tecnológicos. Atualmente está em fase de testes e tem autonomia de até 1.000 km e tempos mínimos de carregamento de cerca de 20 minutos. Além disso, pode funcionar em modo 100% elétrico por curtos períodos, se necessário.

Irizar i8

A Irizar apresentou também o protótipo do novo modelo Irizar i8, carro-chefe da marca. A nova geração deste modelo incluirá todas as melhorias da gama Efficient, conseguirá uma redução significativa de consumo e emissões e será lançada posteriormente em vários mercados europeus.

MAN

A mobilidade de amanhã deverá ser acima de tudo sustentável, conectada e autônoma. Os ônibus têm papel fundamental para atender as necessidades de mobilidade das pessoas. Por isso, a MAN, junto com parceiros e clientes, está comprometida com os objetivos do Acordo Climático de Paris. Até 2050, o mais tardar, pretende tornar-se neutra em termos de gases com efeito de estufa em termos do seu balanço.

Na Busworld 2023, a fabricante apresentou os seus veículos das marcas MAN e NEOPLAN, bem como serviços inteligentes com soluções eficientes e sustentáveis. Os destaques incluem o lançamento do MAN Lion’s City 12 E LE e do MAN Lion’s Intercity LE 14.

O Lion’s City 12 E LE é o primeiro ônibus elétrico Low-entry da MAN. Possui motor central e baterias modulares, com um elevado nível de conforto e até 41 assentos, além de espaço de para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. O veículo é indicado para linhas urbanas.

O MAN Lion’s Intercity LE 14 é um veículo Low-entry de três eixos com capacidade significativamente maior. Com 14,43 metros de comprimento, é um dos veículos mais curtos do segmento de ônibus de três eixos, com até 63 assentos e capacidade máxima para 127 passageiros. Possui diâmetro de viragem compacto de 23,8 metros. Também será equipado com o MAN EfficientHybrid, sistema automático stop-start para funcionamento do motor.

Mil ônibus elétricos MAN

A MAN comemorou na Busworld 2023 a produção do milésimo ônibus MAN Lion’s City E na fábrica da empresa em Starachowice, na Polônia. O veículo número 1.000 é do modelo Lion’s City 12 E e será utilizado em linhas na cidade de Madri, na Espanha. “A produção em série de veículos elétricos teve início em outubro de 2020. Desde então, cada vez mais ônibus elétricos têm saído da linha de produção de Starachowice”, afirmou Barbaros Oktay, chefe de Ônibus na MAN Truck & Bus.

A fábrica na Polônia se tornou centro de excelência para ônibus urbanos elétricos nos últimos anos. Para poder dar este passo de desenvolvimento, a MAN Truck & Bus investiu fortemente na eMobility e teve muito cuidado em preparar os seus funcionários e instalações de produção para os requisitos da mobilidade eléctrica. “Com um mercado crescente para ônibus elétricos, este foi um investimento importante para nós no futuro”, afirma Oktay.

Solaris

A Solaris, fabricante polonês e maior fornecedor da Europa de ônibus elétricos, apresentou dois novos produtos de emissão zero: o Solaris Urbino 18 elétrico e o ônibus a Hidrogênio Solaris Urbino 18. Nos últimos anos, a empresa tem consolidado a sua posição de liderança no mercado como fabricante de ônibus com zero ou baixas emissões. No primeiro semestre de 2023, os seus veículos eléctricos Urbino representaram 16,4% de todos os ônibus eléctricos vendidos na Europa, garantindo assim ao fabricante de autocarros a posição de liderança na indústria. Desde 2012 até ao final de junho de 2023, a fabricante forneceu mais 2.150 unidades a 200 clientes, com participação de mercado acumulada de 12,4%.

Segundo a empresa, hoje, os ônibus elétricos representaram mais de 37% de todos os novos veículos urbanos registrados no último semestre na Europa. E, para atender esse crescente mercado, a fabricante tem investido no desenvolvimento intensivo de soluções de bateria, concentrando-se no aumento da densidade de energia e no prolongamento do ciclo de vida da bateria, o que permite ampliar significativamente a autonomia dos veículos.

O Solaris Urbino 18 elétrico teve o seu design aprimorado e proporciona conforto e segurança aos passageiros e condutores, ao mesmo tempo que oferece maior autonomia. O ônibus pode transportar até 145 passageiros e apresenta uma nova arquitetura de transmissão e as mais recentes tecnologias de bateria, equipado com motor assíncrono de 240 kW e baterias Solaris High Energy de última geração, apresentando alta densidade de energia, o que, por sua vez, significa maior autonomia mantendo o baixo peso da bateria. Com a utilização máxima de packs de baterias, com capacidade total superior a 800 kWh, permite autonomia de até 600 km.

O Urbino 18 elétrico pode ser carregado através de vários modos de carregamento. A solução básica é uma tomada colocada acima do primeiro eixo do lado direito do veículo. Outras opções disponíveis incluem o carregamento por meio de um pantógrafo ou de um pantógrafo invertido baixado da estação de carregamento.

Hidrogênio como combustível do futuro

O Hidrogênio tem sido recentemente uma das fontes de energia mais frequentemente mencionadas quando se trata de desenvolver uma economia com zero carbono. Está sendo implantado nos transportes, na indústria e na geração de energia. O interesse em soluções de emissões zero baseadas no Hidrogênio continua a crescer na Europa. A Solaris é um fabricante líder neste segmento de mercado, com pedidos para quase 600 ônibus a Hidrogênio encomendados e 140 unidades já em operação.

O Solaris Urbino 18 Hidrogênio foi lançado em 2022 e já opera em cidades da Alemanha e Itália. Possui autonomia de até 600 quilômetros com uma única recarga. O reabastecimento total do veículo leva cerca de 20 minutos.

Empresas turcas

Entre os expositores internacionais, duas empresas turcas se destacaram, a Anadolu Isuzu e a Temsa. A Temsa lançou, em 1987, o seu primeiro ônibus, o modelo Marathon. Atualmente, pertence a dois grandes grupos empresariais, Sabanci Holdings, da Turquia, e PPF Group, da República Checa, conta com uma equipe de mais de 1.300 trabalhadores em todo o mundo e está presente em 66 países com mais de 12 mil veículos em operação.

A fabricante apresentou os ônibus elétricos Avenue Electron e o LD SB E, o primeiro ônibus intermunicipal elétrico da Europa, e o ônibus interurbano movido a Hidrogênio, que irá desenvolver em colaboração com a CaetanoBus, um dos principais fabricantes europeus de veículos a Hidrogênio. O projeto de ônibus a Hidrogênio, combinará a tecnologia de célula de combustível de Hidrogênio da Toyota utilizada na CaetanoBus para os seus ônibus urbanos com o know-how dos engenheiros da TEMSA em veículos eléctricos e de longa distância.

A tecnologia a ser integrada ao ônibus na plataforma TEMSA HD foi projetada para fornecer autonomia estimada de cerca de 1.000 quilômetros. O veículo deverá entrar em produção em 2025.

Fundada em 1984, como joint venture tripartida entre o Grupo Anadolu e a Isuzu Motors Limited, e Itochu, a Anadolu Isuzu é um fabricante líder de veículos comerciais na Turquia. Atualmente oferece doze modelos de ônibus e midiônibus em 47 variações, incluindo veículos elétricos e compatíveis com biogás.

Na Busworld 2023, a empresa apresentou o novo midiônibus elétrico VOLT. O modelo, que será comercializado a partir de 2025, significa a expansão da linha de veículos elétricos e destina-se aos segmentos de fretamento e turismo. O veículo, com zero emissões de combustível, níveis de ruído reduzidos e operação eficiente, é indicado para viagens de média e longa distância.

O Novo VOLT, com seu interior espaçoso e 7,3 metros de comprimento, pode acomodar confortavelmente até 29 passageiros. Alimentado por um motor elétrico de 320 kW, possui uma bateria de 165 kWh que oferece autonomia de 225 km.

Outro destaque da Anadolu Isuzu foi o ônibus urbano Citi VOLT 12, totalmente elétrico de 12 metros, que conquistou o Selo de Excelência “Safety Bus” da Busworld.

BOX – Os melhores ônibus do mundo

Paralelamente à realização da Busworld Europa, a organização do evento promoveu a 20ª edição do Busworld Vehicle Awards, premiação destinada aos fabricantes de ônibus urbanos e rodoviários que reconhece a excelência em segurança, ecologia, conforto e design.

Em cada uma das categorias, ônibus urbano e rodoviário, um júri independente formado em sua maioria por jornalistas especializados elegeu os melhores veículos desse ano.

O Brasil concorreu na categoria de ônibus Rodoviário com o Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker. O júri destacou como diferenciais do modelo o conforto e tecnologia de reclinação das poltronas, os controles individuais de áudio, o tamanho e a sinalização dos sanitários e o conforto oferecido na cabine do motorista

Categoria de Ônibus Urbano:

Vencedor geral do Grand Award Bus: Mercedes-Benz eCitaro

Vice-campeões: Anadolu Isuzu Citivolt e Ebusco 3.0

Selo de Excelência DESIGN: VDL Bus & Coach Citea Nova Geração

Selo de Excelência CONFORTO: Mercedes-Benz eCitaro

Selo de Excelência ECOLOGIA: Ebusco 3.0

Selo de Excelência SEGURANÇA: Anadolu Isuzu Citivolt

Categoria de Ônibus Rodoviário:

Vencedor geral do Grand Award Coach: Setra S 516 HDH

Vice-campeões: MAN Truck & Bus – Neoplan Tourliner L e Van Hool T16 Astron

Selo de Excelência DESIGN: Yutong T15 E

Selo de Excelência CONFORTO: Setra S 516 HDH e Van Hool T16 Astron (ex aequo)

Selo de Excelência ECOLOGIA: Yutong T15 E

Selo de Excelência SEGURANÇA: Setra S 516 HDH

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!