Crédito Divulgação BYD
09/01/2026
A BYD Chile, em parceria com a operadora Metbus, alcançou um novo marco ao concluir a renovação de 950 ônibus 100% elétricos, que já operam no sistema de transporte público Red Movilidad, na capital chilena. Essa conquista reforça a posição da cidade como uma referência global em transporte público de emissão zero.
A empresa acaba de fornecer 94 ônibus articulados e 30 ônibus de dois andares, já em circulação em corredores de alta demanda utilizados diariamente pelos usuários do transporte público da capital, e simboliza a despedida dos ônibus articulados a diesel, substituídos por uma frota totalmente elétrica.
A entrega contou com a presença do Ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Juan Carlos Muñoz; das ex-ministras Paola Tapia (que é a atual diretora do Transporte Público Metropolitano) e Gloria Hutt; de Tamara Berríos, gerente Nacional da BYD Chile; além de executivos da Associação Internacional de Transporte Público (UITP).
Tamara Berríos, gerente Nacional da BYD Chile, ressaltou que o Chile se torna um estudo de caso internacional, destacando que “a eletromobilidade não é uma tendência tecnológica, mas uma verdadeira ferramenta de transformação social, capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a sustentabilidade das cidades”.

Gloria Hutt, ex-ministra dos Transportes e Telecomunicações; Juan Carlos Muñoz, Ministro dos Transportes e Telecomunicações; Juan Pinto, Gerente Geral da Metbus; Paola Tapia, Diretora do Diretório de Transporte Público Metropolitano; Tamara Berríos, Gerente Nacional da BYD Chile..
A integração de ônibus elétricos articulados e de dois andares está alinhada a uma visão de longo prazo, voltada ao transporte de um número maior de passageiros com eficiência, menores custos operacionais e emissão zero.
Desde 2017, os ônibus elétricos da BYD que integram a frota da Metbus já percorreram mais de 230 milhões de quilômetros, evitando a emissão de mais de 525 mil toneladas de CO₂. Trata-se de um impacto ambiental concreto que demonstra como o transporte público pode liderar o combate às mudanças climáticas. A transição também elevou o padrão do serviço, com a introdução de veículos equipados com ar-condicionado, assentos mais confortáveis, melhores condições ergonômicas para os motoristas e uma experiência de viagem mais silenciosa e agradável para os passageiros, além de um sistema operacional mais moderno.
Dessa forma, a incorporação das novas unidades reforça o compromisso de todos os envolvidos em avançar rumo a um sistema de transporte público mais limpo, moderno e eficiente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar, a redução do ruído urbano e a sustentabilidade das operações no longo prazo, com benefícios concretos para milhões de usuários do sistema Red Movilidad.
BYD no Chile
A BYD Chile foi fundada em dezembro de 2014 como subsidiária da BYD Company Limited. A empresa introduziu a primeira frota de táxis elétricos do Chile, que começou a operar em Santiago em dezembro de 2015. Em maio de 2016, em cooperação com a Prefeitura de Santiago, a BYD apresentou o primeiro ônibus elétrico do Chile. A partir de agosto de 2018, este ônibus iniciou suas primeiras operações regionais, especificamente na cidade de Concepción.
Em 14 de novembro de 2017, a BYD Chile marcou um marco ao apresentar os dois primeiros ônibus elétricos certificados para operação no sistema de transporte público de Santiago, o Transantiago. Esses ônibus percorrem toda a extensão da capital, de oeste a leste, oferecendo um serviço padronizado e de alta qualidade para o público.
Em 2018, a BYD Chile concluiu a entrega da maior frota de ônibus elétricos das Américas, com os primeiros 100 ônibus elétricos em Santiago.
Em agosto de 2023, marcando um novo marco, a BYD apresentou os primeiros 10 ônibus de dois andares totalmente elétricos — os primeiros desse tipo nas Américas — que começaram a operar em uma rota especial para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.






