Crédito Divulgação ao Mercedes-Benz
29/09/2025
A Mercedes-Benz do Brasil realizou novamente o teste de longo percurso com o caminhão elétrico eActros 400 a bateria, primeira geração, modelo indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Dessa vez, a fabricante atingiu um novo patamar, com 476 km rodados sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso, no trajeto entre a fábrica da empresa, em São Bernardo do Campo e o Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, seguindo em uma rota pela Rodovia Régis Bittencourt.
“Em maio deste ano, o eActros 400, primeira geração, foi o primeiro caminhão elétrico ir de São Paulo ao Rio de Janeiro com uma única carga de bateria em um total de 442 km rodados. Agora, nós atingimos um novo patamar na realização do trajeto até Curitiba, com 476 km rodados sem necessidade de recarga intermediária ao longo do percurso”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O eActros chegou ao destino restando ainda 9% de bateria. Com velocidade média de 60 km/h, ele registrou uma média de eficiência de 0,85 kWh/km, o que reforça o veículo como o de maior autonomia entre os elétricos no País. O caminhão foi testado com PBT de 19.200 kg, com carga líquida de 6.200 kg”.
Testes em clientes com caminhões elétricos no Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova era com um importante avanço em eletromobilidade de veículos comerciais no País. A empresa já está conduzindo testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e também com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.
Os modelos eActros 300 e 400, primeira geração, que estão em testes por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão conhecido na Ásia e Europa como FUSO eCanter é uma solução para o segmento de caminhões leves. Os testes estão sendo realizados em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), em suas rotinas operacionais.
“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Jefferson Ferrarez. “Nossa Companhia já tem 11 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter na Ásia. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.
A Mercedes-Benz já tem experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. A Empresa aproveita agora essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck está unindo forças com o time brasileiro.
eActros para operações interurbanas de cargas médias e pesadas
O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.
Para testes com clientes no Brasil estão sendo oferecidos três modelos, entre versões plataforma 6×2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo mecânico 4×2 também com 336 kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.
No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400, primeira geração, são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo, aplicação e carga útil. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos.
Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.





