Crédito Divulgação Camira
04/09/2025
A Camira, fabricante internacional de tecidos para transportes, apresentará uma grande inovação em sustentabilidade na Busworld 2025: os primeiros tecidos para interiores de veículos feitos a partir de resíduos plásticos marinhos.
A Camira criará no seu estande uma experiência imersiva com a Coleção SEAQUAL®, destacando a questão urgente da poluição marinha por plástico. Estima-se que 14 milhões de toneladas de plástico entrem no oceano todos os anos¹ e, sem uma intervenção urgente, projeta-se que poderá haver mais plástico do que peixes no mar até 2050².
Feita a partir de resíduos plásticos recuperados de oceanos, rios e áreas costeiras, cada metro da Coleção SEAQUAL contém o equivalente a até 35 garrafas plásticas. O interior de um ônibus totalmente estofado pode desviar mais de 2.400 garrafas dos ecossistemas marinhos.
Desenvolvida em parceria com a SEAQUAL INITIATIVE global, uma comunidade única que transforma lixo marinho em soluções têxteis, a Coleção SEAQUAL apresenta dois tecidos leves e planos: Oceanic, com sarja diagonal, e Quest, uma trama sutil de hopsack.
A coleção é 42% mais leve do que os tecidos tradicionais de lã para transporte e ultrapassa 100.000 ciclos Martindale, demonstrando durabilidade excepcional. A coleção também utiliza a tecnologia Eco FR, com patente pendente, da Camira, um suporte sustentável, livre de halogênio e retardante de chamas.
Ciara Crossan, chefe de Criação – Transporte da Camira, disse: “O Busworld é a oportunidade perfeita para mostrarmos como estamos transformando um dos materiais residuais mais resilientes do mundo em um tecido tão fluido quanto as ondas que o inspiraram. A Coleção SEAQUAL oferece aos operadores uma solução têxtil sustentável sem comprometer o desempenho ou o estilo.”
Francois Devy, diretor executivo da SEAQUAL INITIATIVE, comentou: “Ao contrário de muitos tecidos reciclados que utilizam plástico de origem continental, a SEAQUAL tem como alvo os resíduos que já danificam os ecossistemas marinhos, o que gera um impacto ambiental ainda maior, ao mesmo tempo que apoia as comunidades locais. Estamos extremamente entusiasmados em apoiar a Camira na Busworld para apresentar uma inovação do setor.”
Sobre a Camira
A Camira é um grupo têxtil privado do Reino Unido, fundado em 1974 com o nome Camborne Fabrics, e sua história remonta a 1783 por meio de diversas aquisições. A empresa projeta e fabrica têxteis para diferentes espaços e setores, desde o transporte público, incluindo ônibus, vans e trens, até o comercial e residencial.
Até a aquisição pela administração atual, em 2006, a empresa foi subsidiária da Interface, fabricante internacional de revestimentos modulares têxteis para pisos, por quase dez anos.
Hoje, a Camira tem um faturamento anual de cerca de £ 85 milhões e emprega mais de 600 pessoas. Seus produtos são vendidos em aproximadamente 75 países.
A empresa possui unidades de produção no Reino Unido e na Lituânia, escritórios e showrooms na Europa, América do Norte, Austrália e China, além de uma rede global de agentes e distribuidores.
A empresa sempre foi pioneira em têxteis sustentáveis, tendo introduzido seus primeiros tecidos reciclados na década de 1990, além de inovar uma nova categoria de tecidos feitos de lã natural e fibras vegetais, como urtigas, linho e cânhamo.





