Crédito Divulgação Internet
05/04/2022
O mercado chileno de veículos comerciais registrou novamente no primeiro trimestre deste ano desempenhos distintos para os segmento de caminhões e de ônibus. Em caminhões, o Chile registrou a venda acumulada no primeiro trimestre de 3.973 veículos, com aumento de 14,8% sobre as 3.462 unidades faturadas em igual período de 2021.
Em vendas mensais, o mercado alcançou em março a venda 1.407 caminhões, com aumento de 9,4% em comparação com o mesmo mês de 2021, quando comercializou 1.286 veículos.
A ANAC, Associação Nacional Automotriz do Chile, considerou que os resultados registrados foram positivos e demonstram a importância dos caminhões no transporte de produtos gerais, ajudando a assegurar no normal abastecimento e ao transporte de bens e serviços necessários para o normal funcionamento das atividades de todo o país, promovendo a recuperação econômica.
A marca líder do mercado de caminhões foi a Mercedes-Benz, que dominou a categoria pesada e também as vendas gerais com 521 veículos. A Hino liderou o segmento de veículos médios e a JAC foi a marca preferida entre as fabricantes de caminhões leves.
Segmento de ônibus cai 12,3% no período
O segmento de ônibus atingiu no trimestre o volume de 398 unidades, que representa queda de 12,3% em relação ao vendido no mesmo período do ano passado, com 454 unidades. Em vendas mensais, o segmento registrou em março 162 novas unidades, uma acima do mesmo mês do ano passado, com elevação de 0,6%.
Em relação ao desempenho do segmento de ônibus, a ANAC acredita em uma recuperação gradativa porque, apesar de o mercado chileno ter registrado queda no trimestre, o desempenho no mês de março foi praticamente igual ao de março de 2021. Também as novas entregas previstas para o período de abril a agosto, tanto de ônibus rodoviários para fretamento quanto de urbanos, para o sistema Red Metropolitana Movilidad, deverão acelerar essa recuperação.
A Mercedes-Benz liderou o segmento, com 148 unidades vendidas, seguida pela Scania, com 78, e pela Volvo, com 44 unidades.
Resumo do mercado
O mercado chileno apresentou os seguintes resultados em vendas de caminhões e ônibus realizadas no mês de março:
Caminhões
Vendas acumuladas realizadas no primeiro trimestre
Segmento leve
Marca Vendas %
1 – JAC 136 28,4
2 – Hino 87 18,2
3 – Foton 86 18,0
4 – Fuso 38 7,9
5 – Volkswagen 37 7,7
6 – Sinotruk 36 7,5
7 – Chevrolet 25 5,2
8 – FAW 15 3,1
9 – JMC 15 3,1
10 – RAM 2 0,4
Segmento médio
1 – Hino 306 25,0
2 – Fuso 200 16,4
3 – Hyundai 189 15,5
4 – Volkswagen 134 11,0
5 – Chevrolet 109 8,9
6 – Foton 65 5,3
7 – JAC 59 4,8
8 – Dongfeng 53 4,3
9 – Mercedes-Benz 44 3,6
10 – Siotrk e JMC 19 1,6
Segmento pesado
- – Mercedes-Benz 476 21,1
- – Scania 401 17,8
- – Volvo 266 11,8
- – Volkswagen 264 11,4
- – Freightliner 195 8,6
- – Renault 122 5,4
- – Mack 74 3,3
- – Foton 67 3,0
- – JAC 54 2,4
- – DAF 52 2,3
Vendas totais – Caminhões pesados
1 – Mercedes-Benz 521 13,2
2 – Hino 443 11,2
3 – Volkswagen 435 11,0
4 – Scania 401 10,1
5 – Volvo 266 6,7
6 – JAC 249 6,3
7 – Fuso 240 6,1
8 – Foton 218 5,5
9 – Hyundai 201 5,1
10 – Freightliner 195 4,9
Mercado de ônibus
Vendas acumuladas no trimestre
1 – Mercedes-Benz 148 41,1
2 – Scania 78 21,7
3 – Volvo 44 12,2
4 – Yutong 25 6,9
5 – Fuso 18 5,0
6 – King Long 15 4,2
7 – Higer 12 3,3
8 – Hyundai 8 2,2
9 – Chevrolet 2 0,6
10 – Volkswagen 2 0,6