Crédito Divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus
A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início ao processo junto ao governo da Colômbia para a sua entrada no mercado para atuar no segmento de veículos utilitários ecológicos, com a apresentação aos potenciais clientes do primeiro caminhão elétrico leve em sua linha de produtos. Com esse processo, a Colômbia será o primeiro país, além do Brasil, a comercializar caminhões elétricos na América do Sul.
O Vw e-Delivery será importado do Brasil pela Porsche Colômbia ainda este ano. Uma unidade já está no país para apresentação aos clientes em potencial e servirá para demonstrar o seu funcionamento, características e benefícios em termos de mobilidade para o setor de cargas. Além das diferentes opções de carroceria o e-Delivery terá duas opções de capacidade de carga, com 11 toneladas e 14 toneladas. Na apresentação aos possíveis clientes, a VWCO informou que o e-Delivery é um veículos voltado para o trabalho urbano, com jornada de 8 horas, se as baterias estiverem totalmente carregadas e com o pleno funcionamento de seus elementos na cabine, como o sistma de ar-condicionado.
O motor elétrico de potência corresponde a 300 kW ou 402 cv, proporciona elevado torque para veículos dessa categoria, com 2.150 Nm disponível em todos os momentos e tem autonomia entre 100 e 200 quilômetros com carga total. O veículo com três packs de baterias tem autonomia de 100 quilômetros e com seis packs percorre a distância de 200 quilômetros.
A VWCO informou que, em 45 minutos, a bateria pode atingir até 80% de carga elétrica, dependendo do tipo de carregador, e possui sistema de regeneração de energia por meio de frenagem e desaceleração, que aumenta a eficiência do veículo. Também possui um sistema inteligente de 100 sensores para analisar a atividade do veículo em tempo real.
O e-Delivery possui chassi reforçado, com distância entre eixos de 3.300 milímetros, que pode ser aumentada para soluções de transporte específicas, suspensão pneumática traseira, que além de proporcionar conforto de condução, também protege a integridade da carga transportada.
Com design exclusivo da linha Delivery, a cabine da linha Delivery tem painel central com controle de funções como elevação do eixo traseiro e modo eco drive. O painel dispõe de indicador de autonomia e carga da bateria, informando os níveis de uso e de regeneração das baterias e também possui um sistema de insonorização e como não possui motor a combustão, garante ao motorista um ambiente isento de ruidos e vibrações.
O VW e-Delivery é um caminhão 100% elétrico, desenvolvido no Brasil para toda a região sul-americana. É produzido na fábrica da Volkswagen, em Resende, no estado do Rio de Janeiro, que se tornou a primeira a montar veículos com tecnologia zero emissão em larga escala na América Latina.