BRASIL

Com 5.600 ônibus, VWCO conquista seu maior lote no Caminho da Escola

Crédito Divulgação VWCO

29/11/2023

A Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável pelo fornecimento de 5.600 novos veículos na mais recente licitação para o programa Caminho da Escola – o maior lote conquistado pela empresa desde a criação do importante programa instituído pelo governo federal.

Os veículos podem ser encomendados e entregues até o fim de 2024 e vão ampliar a frota de transporte escolar no Brasil para garantir acesso à educação para crianças e adolescentes de todo o País. Com o resultado, a empresa mantém a liderança no fornecimento de veículos para o programa e se consolida também como o maior produtor de ônibus escolares do hemisfério sul.

Neste ano, a VWCO comemora 15 anos da produção das primeiras unidades para o programa e, nesse período, foram mais de 27 mil ônibus VW, que transportam aproximadamente 27 milhões de estudantes em lugares mais remotos do Brasil.

Esses veículos estão distribuídos por mais de cinco mil municípios, o que significa que quase todas as cidades brasileiras contam com pelo menos um Volksbus do programa Caminho da Escola.

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus declarou que o programa Caminho da Escola é de grande relevância especialmente por permitir cumprir o propósito de oferecer soluções de transporte sustentável e contribuir para o acesso de estudantes brasileiros à educação.

Nessa licitação, a Volkswagen vai fornecer 4 mil veículos na configuração ORE 1, construída com base no chassi Volksbus 8.180E, e mais 1.600 unidades Onurea configurada no Volksbus 8.180. Ambos são novidades da linha de ônibus Volkswagen e estão equipados com motor ISF 3.8L, de quatro cilindros e com transmissão manual de seis velocidades, além de equipados com sistema de ar-condicionado. São veículos que podem transportar até 29 estudantes e oferecem duas opções de acessibilidade, sendo plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).

Caminho da Escola

Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE), o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.

Cortes acrescentou que o programa amplia por meio do transporte diário o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. Segundo Cortes, o programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços e aumenta a transparência das aquisições.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!