MUNDO

Conferências na Busworld Europa revelam tendências do futuro das operações de ônibus

Crédito Divulgação Divulgação

20/10/2023

Ônibus de emissão zero vão liderar a produção das empresas nos próximos anos

O ônibus autônomo amplia a segurança e eficiência, mas depende da implantação da rede 5G

A Busworld Europa, encerrada no último dia 12 de outubro, em Bruxelas, Bélgica, promoveu importantes conferências, reunindo fabricantes, operadores e decisores políticos, num esforço coletivo para eliminar a lacuna existente entre a viabilidade tecnológica, a viabilidade econômica e as exigências regulamentares na indústria de ônibus. Essas conferências abordaram questões prementes e partilharam declarações conclusivas que prometem moldar o futuro das operações de ônibus.

A Conferência da UE sobre ônibus com emissões zero apontou que o setor ônibus de zero emissão será o líder para toda a indústria na transição energética no transporte. Para alcançar a meta da Comissão Europeia para 2030 de 100% de ônibus com emissões zero será preciso um aumento exponencial na produção de modelos de emissão zero, sendo que diferentes fabricantes apresentaram na Busworld modelos de ônibus elétricos a bateria e a célula de combustível com autonomia entre 500 e 1.000 quilômetros.

A escala e o apoio integrado à infraestrutura são essenciais para a implementação de ônibus movidos a células de combustível. Também é imperativo o alinhamento urgente de ecossistemas inteiros com um sistema energético integrado, incluindo o reabastecimento de hidrogênio e a gestão inteligente da energia.

Implementação de ônibus autônomos

A implantação de ônibus autônomos de nível 4 no tráfego público está evoluindo continuamente, permanecendo as questões jurídicas e a implantação da rede 5G como obstáculos. O aumento da segurança para passageiros, condutores e usuários das estradas favorece a adoção dos ônibus autônomos.

Plataformas digitais e sistemas inteligentes de gestão

A Conferência de Soluções de Mobilidade Digital da UE, realizada com a colaboração do Ertico ITS Europe, ITxPT e Espaces Mobilités, focou no futuro da mobilidade, como serviço digitais, telemática, sistemas inteligentes de gestão de energia e na implementação de ADAS e ônibus autônomos. A integração dos serviços de ônibus urbanos e interurbanos em sistemas de mobilidade multimodais através de plataformas digitais é fundamental para manter o ônibus como o principal modal no transporte urbano de passageiros. Para isso, a implementação de telemática é fundamental para a digitalização dos transportes, permitindo o diagnóstico remoto, a monitorização das condições e a gestão operacional.

Sistemas Inteligentes de Gestão de Energia – O gerenciamento eficaz de energia pode economizar mais de 30% dos custos de energia na implantação de ônibus elétricos. Sistemas inclusivos de gestão de energia estão na lista de desejos dos operadores, combinando diversas fontes de energia, preços em tempo real e necessidades energéticas preditivas. A compatibilidade do software de carregamento com diferentes infraestruturas e veículos continua a ser um desafio.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!