BRASIL

Crescimento de volumes no último trimestre de 2021 indica recuperação da produção de ônibus em 2022

Crédito Divulgação Marcopolo

Companhia também ampliou produção no exterior, com destaque para Argentina, África do Sul e México, em comparação a 2020

No último trimestre de 2021, a produção da Marcopolo cresceu 37% na comparação com o terceiro trimestre, indicando inflexão positiva na demanda. Em 2021, a Marcopolo produziu 11.230 unidades. Deste total, 21,8% foram fabricadas no exterior.

Em comparação com o ano de 2020, a fábrica da Argentina registrou crescimento de 263,4%, com a produção de 843 unidades. A operação da África do Sul produziu 240 unidades, aumento de 41,2%, e a do México chegou ao número de 1.063 unidades, volume 46,8% superior na comparação anual.

No Brasil, a companhia produziu 7.308 ônibus direcionados ao mercado interno, representando uma redução de 18,2% em comparação a 2020. Já as exportações a partir da produção nacional, somaram 1.859 unidades, 18,7% inferior em relação ao último ano.

Apesar dos desafios do mercado, o segmento de micro-ônibus destacou-se pelo bom desempenho, impulsionando a produção de Volare. Em 2021, a produção da marca cresceu 40,8% em comparação ao ano anterior, totalizando 3.398 veículos.

“Para este ano, acreditamos em uma melhora da performance, com o arrefecimento da pandemia em diversos mercados e crescimento de volumes em todos os segmentos”, avalia José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

Líder de mercado

Mesmo diante dos fortes impactos provocados pela segunda onda de covid-19, a Marcopolo manteve a liderança no mercado nacional em 2021 e encerrou o ano com participação de 56,9%.

O ligeiro recuo em relação ao ano anterior, quando a companhia respondia por 58,7%, é justificado pela ausência de grandes entregas de ônibus urbanos direcionados ao programa federal Caminho da Escola e também pela queda no volume das exportações.

Entre os segmentos que mantiveram o bom desempenho de vendas e que contribuiu com a manutenção da liderança de mercado está o fretamento. Em função das precauções de distanciamento social impostas pela pandemia, o segmento manteve o ritmo de negócios.

Já o programa Caminho da Escola foi responsável pela entrega de 1.558 veículos em 2021: 517 micros, 259 urbanos e 782 modelos Volare. Em 2022, a companhia já tem pedidos para mais 3.501 unidades.

A Marcopolo também seguiu comprometida em inovar para fortalecer a sua presença no mercado. Em 2021, a companhia ampliou o portfólio de micro-ônibus com os modelos Volare New Attack e Volare Fly 10. Além disso, em julho, a companhia apresentou a linha de rodoviários Geração 8, um sucesso desde o lançamento e que ajudou a ampliar as vendas no segundo semestre de 2021.

Os negócios realizados pela Marcopolo em 2021 resultaram em um lucro líquido de R$ 358,4 milhões, com margem líquida de 10,2%. Em 2020, o lucro líquido da Marcopolo foi de R$ 90,7 milhões e margem líquida de 2,5%. O EBITDA alcançou R$ 333,5 milhões em 2021, com margem de 9,5%, contra R$ 268,5 milhões e margem de 7,5% em 2020. Os resultados foram, em grande parte, beneficiados por eventos extraordinários.

“A companhia projeta um crescimento das vendas e uma melhora do mercado nacional e internacional, além de novas entregas para o programa Caminho da Escola este ano. Acreditamos também que o sucesso do lançamento da Geração 8 contribuirá positivamente com os resultados em 2022”, ressalta Valiati.

Sobre a Marcopolo

Fundada há 72 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia investe de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

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