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Cummins começa testes de prova de conceito em motores de combustão interna movidos a hidrogênio

Divulgação Cummins

Divulgação Cummins

Testes nos EUA – em julho de 2021, a Cummins Inc de Columbus, Indiana, EUA, começou a testar um motor de combustão interna movido a hidrogênio como parte de seu teste de prova de conceito para ampliar a experiência existente em aplicações de combustível gasoso e produtos de trem de força.

Após o teste de prova de conceito, a empresa afirma que planeja avaliar o motor em uma variedade de aplicações rodoviária e fora da estrada como parte dos esforços para acelerar a descarbonização de veículos comerciais.

Jonathon White, vice-presidente de Engenharia de Negócios de Motores, disse: “O programa de motores a hidrogênio pode potencialmente expandir as opções de tecnologia disponíveis para alcançar um setor de transporte mais sustentável, complementando nossas capacidades em células de combustível de hidrogênio, baterias elétricas e trens de força a gás natural renovável”.

Explicando com mais detalhes, o projeto de desenvolvimento de hidrogênio ICE, Srikanth Padmanabhan, presidente do segmento de motores, comentou: “Estamos usando todas as novas plataformas de motores equipadas com as tecnologias mais recentes para melhorar a densidade de potência, reduzir o atrito e melhorar a eficiência térmica, o que nos permite evite as limitações de desempenho típicas e os compromissos de eficiência associados à conversão de motores a diesel ou gás natural em combustível de hidrogênio. Fizemos avanços tecnológicos significativos e continuaremos avançando. Estamos otimistas em trazer esta solução para o mercado”.

Os motores a hidrogênio oferecem aos OEMs e aos usuários finais o benefício da adaptabilidade, continuando a usar sistemas de transmissão mecânicos familiares com integração de veículos e equipamentos que espelham os trens de força atuais, enquanto continua a fornecer a potência e a capacidade para atender às necessidades da aplicação.

Os motores a hidrogênio podem usar combustível de hidrogênio verde, produzido por eletrolisadores fabricados pela Cummins, emitindo emissões quase nulas de CO2 pelo tubo de escape e níveis quase nulos de NOx. O investimento projetado na produção de hidrogênio renovável globalmente proporcionará uma oportunidade crescente para a implantação de frotas movidas a hidrogênio utilizando a célula de combustível Cummins ou a potência do motor.

Antecedentes – Tecnologia de Integração de Hidrogênio

A Cummins está investindo em uma variedade de tecnologias para apoiar o transporte baseado em hidrogênio, incluindo motores a hidrogênio, células de combustível, eletrolisadores e tanques de armazenamento.

A alta densidade de energia do hidrogênio permite o armazenamento de gás a bordo facilmente integrado sem comprometer a carga útil do veículo ou a faixa operacional. A Cummins declara sua parceria de joint venture com o especialista em armazenamento de hidrogênio, NPROXX adiciona a capacidade de integrar a célula de combustível ou motor a hidrogênio com os tanques do cilindro de gás de alta pressão e linhas de abastecimento do veículo. NPROXX também é um fornecedor líder de recipientes de armazenamento em contêineres, permitindo o rápido reabastecimento de hidrogênio para os usuários finais.

Cummins diz que se vê como tendo um papel fundamental na expansão da ecosfera do hidrogênio e indo além das células de combustível e soluções de armazenamento para a fabricação de hidrogênio renovável descarbonizado, com a experiência de mais de 600 instalações de eletrolisadores em todo o mundo. A escalabilidade modular de nossos eletrolisadores é ideal para uma variedade de aplicações, desde o fornecimento localizado de frotas de caminhões e ônibus até a eletrólise em escala de serviço público. A Cummins possui recursos exclusivos de hidrogênio, que vão desde a produção de combustível até o armazenamento e energia do veículo.

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