Crédito Divulgação Internet
21/10/2022
A Cummins Meritor vai apresentar na Fenatran 2022 o eixo MS-18X HD (Heavy Duty) para veículos comerciais de até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ampliando o portfólio de soluções para transportes rodoviários extrapesados. Em fase de validação e com início de fabricação previsto para meados de 2023, o novo eixo de simples velocidade é derivado do modelo MS-18X.
Desenvolvido pela engenharia da empresa no Brasil, o novo modelo vai atender à Resolução 882 da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito que entrou em vigor em janeiro deste ano e determina novos limites de carga transportada e configurações.
“O MS-18X HD está sendo concebido para veículos 6×2 rodoviários e possui um novo design do sistema do diferencial, com novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações”, afirma Fabio Brandão, diretor de engenharia e estratégia da Cummins Meritor.
O novo eixo proporciona 11% de aumento na capacidade de carga transportada em comparação com modelo anterior e incorpora a tecnologia exclusiva e patenteada da Cummins Meritor do conjunto diferencial com solda a laser, que reduz os serviços relacionados aos ciclos de garantia dos veículos e elimina a necessidade de manutenção preventiva de itens de garantia inerentes ao uso nas aplicações de maior severidade do eixo.
“A solução foi desenvolvida para reduzir custos e elevar a disponibilidade do equipamento em operação”, diz o diretor.
O MS-18X HD integra a estratégia da Cummins Meritor em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente às capacidades das aplicações dos clientes.