BRASIL

DAF Caminhões amplia atuação no segmento semipesado, com novo CF

Crédito Divulgação DAF Caminhões

Modelo deverá chegar às concessionárias em fevereiro

A DAF Caminhões do Brasil Ltda. apresentou o DAF CF, modelo rígido semipesado equipado com o com o novo motor PACCAR GR-7 de 6,7 litros, e com duas versões, uma de 280 cv de potência e 97 mkgf de torque, e de 300 cv de potência e 112,2 mkgf de torque. O caminhão chegará aos concessionários em fevereiro e deverá ser visto em cidades e estradas a partir de março.

Produzido na fábrica de Ponta Grossa, o modelo estará disponível nas configurações 6×2, com peso bruto total de 23 toneladas, e 8×2, com 29 toneladas, e terá três opções de cabine: a Day, com 1,60 metros de altura interna e disponível apenas na versão 6×2; a Sleeper, com a mesma altura interna, e cama de 2,23 metros, e a Space, a maior da categoria, tem 2,23m de altura, 2,10m de comprimento e com leito beliche com escada para acessar a cama superior.

O modelo foi especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição, oferecendo a cabine mais confortável deste segmento, robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível. O novo modelo tem como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, com foco na distribuição de até 35 toneladas.

“Este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O Novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o Novo CF”, explica Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.

O Novo Motor PACCAR GR-7, desenvolvido especialmente para este modelo, possui 6,7 litros, com seis cilindros. O propulsor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O modelo utiliza o sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224cv de potência.

O Novo CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas, novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, e eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.

O Novo DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor, um item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

Motor Cummins é inédito na DAF

O novo motor GR-7 de 6,7 litros é primeiro feito pela Cummins para a fabricante de Ponta Grossa (PR). Segundo o diretor de desenvolvimento da DAF Caminhões, Jarno Broeze, um dos diferenciais do motor é a sua curva de torque plana durante toda a faixa verde. Este motor atende os níveis de emissões P7, equivalente ao Euro 5, mas que está preparado para, a partir de janeiro de 2023, atender aos futuros limites do Proconve P8, que equivalerá ao Euro 6.

Crescimento de 46,2% em 2021

A DAF Caminhões celebrou o desempenho da marca no mercado brasileiro em 2021. De acordo com Lance Walters, presidente da DAF no Brasil, a montadora fechou o ano passado com recorde de vendas, com 5.600 veículos emplacados no País e um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020.

Dessa forma, já são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando em estradas do Brasil, desde quando a fabricante se instalou aqui, em 2013. Todavia, com a entrada da marca na categoria de caminhões semipesados rígidos, um segmento que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no País, a fabricante estima ganhar participação de mercado, podendo crescer até 20% neste ano.

Outra estratégia para colocar força no crescimento da marca será o foco nos mercados externos. A DAF planeja fazer da fábrica de Ponta Grossa (PR) base de exportação para países da América do Sul. Uma primeira unidade produzida no Paraná, um CF Off-Road, seguiu para o Chile em dezembro de 2021.

Segundo o Walters, o plano é aproveitar a presença da Paccar, grupo do qual a DAF faz parte, em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru, para onde a empresa já destina caminhões DAF e Kenworth importados da Europa e do México.

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