BRASIL

DAF comemora 10 anos no Brasil e a produção de 30 mil caminhões

Crédito Divulgação DAF

12/07/2023

A DAF comemora 10 anos de atividade no Brasil e, simultaneamente, a produção de 30 mil caminhões. Além desses fatos, a empresa fechou o semestre com vendas em alta, com 3.580 veículos e crescimento de 18,2% sobre o mesmo período de 2022.

O diretor comercial da empresa, Luiz Gambim, deu ênfase ao reconhecimento do mercado ao nível de qualidade dos produtos DAF o que é comprovado pelo fato de, enquanto o mercado brasileiro retraiu 12,5%, durante o primeiro semestre, a DAF aumentou a sua participação. E deu como exemplo os registros de evolução de 9,2% no segmento acima de 15 toneladas e de 12,9% para veículos com PBT acima de 40 toneladas.

“Neste ano em que completamos uma década de Brasil, registramos nosso melhor desempenho. Conquistamos o reconhecimento do mercado frente à excelente qualidade dos produtos premium e estamos orgulhosos com todo o time da DAF por chegarmos com força à marca de 30 mil veículos com muitas vitórias”, celebra Luiz Gambim.

O executivo considera o bom desempenho como resultado da estratégia da marca de em 2020 ter antecipado a adaptação dos seus caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6. A companhia prevê aumento de demanda de caminhões DAF entre 30% e 70% nos próximos seis meses

Gambim afirmou que a estratégia foi a mais correta do mercado e garantiu a posição entre as líderes em vendas no mercado. E considerou que foram dois anos de estudos, testes em laboratórios e de durabilidade acelerada em pistas específicas e em ambientes controlados, onde foram reproduzidas as condições mais severas das estradas.

A comemoração de 30 mil caminhões produzidos no Brasil ocorreu no dia 29 de junho fato registrado em reunião dos funcionários com o caminhão histórico, um XF FTS 6×2. O evento contou com a participação dos executivos Wilson Sturmer e Juliano de Souza, da Transportadora Boa Viagem, responsáveis pela compra do caminhão número 30 mil por intermédio da concessionária MacPonta, de Ponta Grossa. 

Projeto DAF na linha Euro 6

Além da marca histórica de 30 mil caminhões DAF produzidos desde 2013, início da operação brasileira, a companhia trabalhou igualmente planejada e estruturada dentro do seu plano de negócios para a transição da tecnologia Proconve P7 – P8. Para isso, em 2020, antecipou a adaptação dos seus caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6. Modelos da linha XF foram totalmente preparados para receber as adaptações necessárias e algumas unidades circularam por um período de dois anos de rigorosos de testes para garantir o alto padrão de qualidade e desempenho, antes de ser autorizada a entrada em produção. “Nossa estratégia de antecipar a nova tecnologia do Euro 6 foi a mais assertiva do mercado e nos garante, hoje, o páreo nas vendas do segmento. Foram dois anos de muitos estudos, rígidos testes em laboratórios, de durabilidade acelerada em pistas específicas e em ambientes controlados, onde foram reproduzidas as condições mais severas das estradas”, explica Gambim.

Durante esse período, a fabricante seguiu seu rígido processo de testes dentro dos padrões de qualidade DAF Euro 6, que mobilizou grande parte da operação brasileira. “Como resultado, oferecemos ao mercado, ainda em 2022, as linhas XF e CF com todas as adaptações do Proconve P8/Euro 6 e, desde então, registramos a grande receptividade dos clientes à alta qualidade e tecnologia e desempenho dos nossos caminhões. A nova motorização trouxe algumas alterações mecânicas comparadas às versões Euro 5, que aliadas às transmissões com troca de marchas otimizadas, eixos traseiros de elevada eficiência e uma melhor aerodinâmica podem resultar numa redução de consumo de até 2% de combustível, com destaque para o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP) de série, que pode gerar uma economia de até 6%. Como resultado, temos 8% de eficiência de combustível e um dos índices mais baixos de consumo de Arla do mercado (5%). Esse conjunto de melhorias diminui em até 30% os custos de manutenção, proporcionando, ainda, uma redução de 10% no Custo Operacional Total (TCO)”, explica o executivo.

A empresa reduziu seu estoque de Euro 5, ainda no ano passado, para chegar, em 2023, como a primeira marca a vender somente modelos Euro 6 no país. “E deu muito certo. Enquanto o mercado registrou queda de 10,4% em vendas neste primeiro semestre, a DAF ampliou seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 9,2% e, acima de 40 toneladas, para 12,9% – resultado que nos rendeu figurar na segunda e na quarta colocação em vendas do segmento no período. A eficiência na gestão de estoque adequada ao tamanho e consumo da Rede DAF nos possibilitou chegar também ao melhor custo-benefício dos caminhões, bem como reduzir os custos em mantê-los no estoque. O ambiente da DAF é realmente de notícias positivas para o mercado brasileiro”, reforça o executivo.

Sobre o Grupo PACCAR

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

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