MUNDO

Daimler Truck, Volvo Group e Traton Group firmam joint-venture para rede de carregamento

Crédito Divulgação Internet

31/01/2022

Daimler Truck AG, com sede em Stuttgart, Traton SE de Munique, e AB Volvo, com sede em Gotemburgo, anunciaram a assinatura de um acordo de joint venture para instalar e operar uma rede de carregamento público de alto desempenho para caminhões e ônibus elétricos a bateria na Europa.

O acordo vinculativo estabelece que a JV será de propriedade igualitária das três empresas e está programada para iniciar operações este ano, após aprovação regulatória. Coletivamente, as empresas concordaram em investir 500 milhões de euros, o que, segundo eles, torna o acordo o maior investimento em infraestrutura de carregamento na indústria europeia de caminhões pesados ​​até o momento.

De acordo com o plano, a JV instalará e operará pelo menos 1.700 pontos de carregamento de alto desempenho em rodovias e pontos de destino em um período de cinco anos. Além disso, as empresas afirmam que o número de pontos de carregamento deverá aumentar significativamente com a entrada de parceiros adicionais e financiamento público. É importante ressaltar que a rede de carregamento será acessível a todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.

Christian Levin, CEO do Traton Group disse: “Temos a forte opinião de que nós, como GRUPO TRATON, juntamente com nossas marcas Scania e MAN, bem como a indústria de veículos comerciais como um todo, faremos parte da solução quando se trata da redução da emissão de CO2. Uma colaboração com concorrentes fortes como Daimler Truck e Volvo Group pode parecer incomum. No entanto, o tema é de importância crucial e essa cooperação única nos tornará mais rápidos e bem-sucedidos no combate às mudanças climáticas. Nossa joint-venture será um forte impulso para o rápido avanço dos caminhões e ônibus elétricos a bateria, as soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis”.

Um relatório recente da indústria publicado em maio de 2021 pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles) pediu até 15.000 pontos de carregamento público de alto desempenho até 2025 e até 50.000 até 2030. Volvo, Traton e a Daimler Truck afirmaram que o acordo representa um apelo à ação para todos os outros participantes do setor, incluindo governos e demais entidades, para colaborar na expansão da rede de carregamento da Europa.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!