Crédito Divulgação ao Autor
06/11/2025
Transportar 190 contêineres para 24 cidades em todo o mundo, sedes das etapas do Campeonato Mundial de F1A 2025, com eficiência, rapidez e precisão e garantir que um dos espetáculos mais empolgantes e perigosos sejam realizados com sucesso. Desde a entrega de equipamentos essenciais até a montagem e teste da infraestrutura que impulsiona cada corrida. Esse é um dos desafios da DHL, parceira oficial de logística da Fórmula 1 e detentora de uma das parcerias mais duradouras do esporte, com 21 anos de colaboração.
A logística abrange transporte aéreo, marítimo e terrestre, coordenado para garantir que tudo chegue a tempo em cada uma das corridas. Para garantir a realização da 21ª etapa da temporada 2025 neste final de semana em São Paulo, a DHL utilizou oito aviões cargueiros Boeing 777, além do transporte marítimo e terrestre, no total de mais 1.000 toneladas de carga de alto valor, incluindo carros, motores, pneus, o combustível utilizado na competição e equipamentos de transmissão. São 100 profissionais totalmente dedicados à unidade Motorsports da DHL para garantir a entrega das 24 etapas do calendário, distribuídas em cinco continentes.
Até oito horas após a realização do GP São Paulo de Fórmula 1, toda a estrutura das equipes já estará pronta e embalada para seguir viagem para Las Vegas, nos Estados unidos, onde no dia 23 de novembro será realizada a etapa 22 do campeonato.
“Temos muito orgulho dessa parceria, pois esse compromisso reflete a expertise que nos permite apoiar o esporte com a logística ininterrupta necessária para um evento global tão prestigiado, ao mesmo tempo em que avançamos em nossos objetivos compartilhados de sustentabilidade através de soluções logísticas inovadoras,” afirma Arjan Sissing, chefe de Marketing de Marca do Grupo DHL.
“A operação brasileira desempenha um papel importante dentro da nossa rede global, especialmente no modal terrestre, fundamental para eficiência e redução de emissões. Estamos comprometidos em ampliar soluções sustentáveis e garantir uma logística ágil e confiável para apoiar a temporada da Fórmula 1.” afirma Amaury Vitor, diretor de Operações Ground da DHL Express Brasil.
Sustentabilidade
A DHL é a parceira mais antiga da Fórmula 1 e trabalha com a F1 para tornar a logística mais sustentável. A companhia apoia a meta de Net Zero da F1 para 2030 e para apoiar esse objetivo, está desenvolvendo e facilitando soluções logísticas multimodais sustentáveis, incorporando frete rodoviário, aéreo e marítimo. De caminhões movidos a biocombustível a Boeing 777 que utilizam o SAF (Combustível de Aviação Sustentável), veja como velocidade e sustentabilidade se unem para entregar o impossível.
Em 2024, a DHL usou uma frota de 51 caminhões a biocombustível (como HVO), na Europa, que incluem 14 dedicados à entrega de geradores de transição de energia renovável, e alcançou, em média, uma redução de 83% nas emissões de gases de efeito estufa.
Também por intermédio do serviço GoGreen Plus, ajudou a reduzir significativamente as emissões de carbono. O serviço GoGreen Plus ucomo combustível no s aviões que transportam os equipamentos da Fórmula 1 e proporciona uma redução estimada de 80% nas emissões associadas por voo, o que representou, em 2024, mais de 8.000 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), em comparação com o uso de combustível de aviação convencional.
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) representa um passo significativo em direção a uma aviação com menores emissões de gases de efeito estufa e é produzido a partir de uma ampla gama de fontes renováveis, incluindo biomassa agrícola e óleo de cozinha usado. O SAF para a logística da Fórmula 1 é adquirido e transferido ao longo da cadeia de valor por meio de um sistema de registro e compensação.
Logística otimizada para a Neutralidade de Carbono
“A entrega da logística complexa para a Fórmula 1 exige precisão e dedicação,” diz Paul Fowler, chefe de Logística Global de Motorsports da DHL Global Forwarding. “Nossa parceria com a Fórmula 1 destaca nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade na logística global.”
Em 2024, a DHL avançou significativamente em seu compromisso com práticas de transporte sustentáveis na Fórmula 1 com a promoção de soluções logísticas mais ecológicas. Este ano, a parceria com a Aggreko, fornecedora líder mundial de soluções de energia temporária, possibilitou o fornecimento de sistemas inovadores de geração de energia de baixo carbono em todas as etapas europeias.
Outras iniciativas previstas para os próximos anos são o aumento das operações de transmissão remota, reduzindo a quantidade de carga transportada pelo mundo, e o redesenho de contêineres de carga para permitir o uso de aeronaves mais eficientes,
Sobre a DHL
A DHL é a marca global líder na indústria logística. As divisões oferecem um portfólio de serviços, que incluem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de envio e gestão (fulfillment) para e-commerce, remessas expressas internacionais, transporte terrestre, aéreo e marítimo, até a gestão da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 400.000 funcionários em mais de 220 países e territórios, a DHL conecta pessoas e empresas de forma segura e confiável, possibilitando fluxos comerciais sustentáveis em nível global. Possui soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento – incluindo tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia, manufatura e energia, mobilidade automotiva e varejo.
A DHL faz parte do DHL Group, que registrou uma receita de aproximadamente 84,2 bilhões de euros em 2024. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo e tem como meta alcançar uma logística com zero emissões líquidas até 2050.





