BRASIL

Eixo elétrico Meritor para caminhão pesado chegará ao mercado brasileiro em 2022

Eixo elétrico da Meritor

Divulgação Meritor, Eixo elétrico da Meritor

A Meritor vai lançar seu eixo elétrico 14Xe no Brasil em 2022. Produzido pela Blue Horizon, uma unidade de negócios da empresa, será fornecido para caminhões pesados. Segundo o diretor de engenharia, estratégia e PMO da Meritor Brasil, Fábio Brandão, duas fabricantes estão avaliando o sistema de forma híbrida para operações rodoviárias.

Segundo ele, a empresa está empenhada em colaborar com as montadoras na migração para a eletrificação veicular com dois produtos:  e-Powertrain, ou eixo elétrico. com o 14Xe atuando como trem de força, e o eixo trativo ECO ou eletric compatible, já em aplicação no caminhão elétrico VW e-Delivery.

Feito para atuar em conjunto com sistemas elétricos, o eixo da Meritor está ligado do motor elétrico da WEG.

Já o 14Xe é o primeiro componente produzido pela Blue Horizon, divisão criada para o desenvolvimento de novas tecnologias, e será o primeiro modelo do tipo no Brasil em caminhões de 14 a 24 toneladas de PBT, com potência de 200 a 270 cv.

O sistema possui motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, inversores e demais equipamentos que compõem os sistemas de veículos elétricos, com carcaça igual à do modelo convencional.

“O eixo Meritor 14Xe é uma solução de tração integrada de mobilidade elétrica”, afirma Brandão. De acordo com ele, o novo componente permitirá atender o segmento de veículos comerciais de médios a pesados.

Atualmente, a Meritor contempla 16 linhas de produtos. Porém, no futuro, com o e-Powertrain, elas vão se consolidar em três linhas: o 12Xe, 14Xe e 17Xe. Os dois primeiros para veículos médios e semipesados, e o último, para pesados, com potências de 130 kw a 200 kw (174 cv a 577 cv) e torque similar ao de caminhões a combustão.

O 14Xe é 105 quilos mais pesado que o eixo convencional, mas substitui o motor convencional, a transmissão e o cardan, o que faz com que o sistema pese apenas 10 quilos a mais que outro equivalente a combustão. O sistema é mais compacto, tem menos peças e maior autonomia.

O e-Powertrain também pode ser instalado em ônibus e implementos rodoviários.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!