BRASIL

Empresas Randon apresentam novidades na Fenatran 2022

Crédito Divulgação Internet

14/11/2022

A JOST Brasil Ltda., joint venture entre Empresas Randon e JOST Werke, lançou na Fenatran 2022 o seu mais novo produto, a Articulação de Ônibus Bus Link. Aplicada em veículos urbanos articulados, a solução já é utilizada pela Mercedes-Benz no Brasil e marca o ingresso da JOST em um novo segmento de mercado.

Outro lançamento da empresa foi a nova Quinta Roda Off-Road, nos modelos JSK 38CXS e JSK 38CXW. A solução, ainda mais robusta e com a maior capacidade de carga do mercado, conta com diversos opcionais tecnológicos em conceito modular, um dos pilares para o novo posicionamento das Empresas Randon no desenvolvimento de tecnologias para o transporte. A nova Quinta Roda Off-Road é destinada para aplicações fora de estrada, com destaque para os segmentos canavieiro e florestal.

 Investindo em nanotecnologia para a formulação de produtos, a Castertech Fundição e Tecnologia Ltda. apresentou a linha-conceito N-Series Materials. O desenvolvimento, em parcerias com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e a NIONE Ltda. (unidade das Empresas Randon e da Fras-le que atua no desenvolvimento, produção e aplicação de nanotecnologia), permitiu a redução média de 22% no peso dos componentes, ainda mais eficientes no que se refere ao controle de desgaste.  Entre as soluções, suportes para suspensão e flanges, que receberam ligas especiais com nióbio na composição. Em sistemas de rodagem, destaque para os rolamentos long life, com durabilidade superior aos rolamentos convencionais. O portfólio da Castertech é composto ainda por cubos de roda, mais leves do mercado, e discos de freio.

A Master Sistemas Automotivos Ltda. apresentou o Sistema de Controle de Desgaste de Lona. A solução em eletrônica embarcada, instalada no Eixo S, conecta-se com os outros sistemas de inteligência e coleta dados do veículo permitindo um melhor gerenciamento das manutenções preventivas. Com a colaboração da NIONE, a Master lança a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio, o que permite diminuir o peso do componente em até 20%, mantendo as características de resistência e de durabilidade.

Já a Suspensys expos a tecnologia e-SyS, primeiro eixo auxiliar elétrico regenerativo do mercado, e os lançamentos em suspensões pneumáticas para implementos. A nova suspensão pneumática integrada Unisys, fabricada em aço de alta resistência, oferece uma redução significativa de até 20% para implementos rodoviários. Além da Unisys, a fabricante apresentou a suspensão Full Air, para caminhões e ônibus, com capacidade superior de absorção que preserva a estrutura do veículo e o pavimento, valorizando eletrônica embarcada, segurança, otimização de peso e durabilidade.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!