BRASIL

Farizon inicia venda no Brasil de vans e caminhões elétricos

Crédito Divulgação Farizon

26/06/2025

A Farizon, marca chinesa de veículos elétricos da Geely representada no Brasil pelo Grupo Timber, anunciou que, a partir de setembro, iniciará a venda de vans e caminhões elétricos. Produzidos na China, o primeiro lote importado terá 200 unidades dos modelos, V6E, SuperVAN e do caminhão H9E. Até o final do ano a previsão é colocar no mercado brasileiro 500 unidades.

A Farizon chega ao Brasil por intermédio do Grupo Timber, representante da marca no País e que investiu R$ 40 milhões (USD 7 milhões). Para atender o consumidor nacional, o grupo terá oito pontos de venda na região Sudeste. A primeira concessionária será instalada em Curitiba, com inauguração prevista para setembro. O Grupo Timber venderá os modelos Farizon em sua rede estabelecida na Região Sul, dividindo espaço com as carretas Randon e os equipamentos Ponsse, Sany e outros. A previsão é estender gradativamente o atendimento a outras regiões do País a partir de 2025.

Os primeiros três modelos Farizon para o mercado brasileiro são a SuperVAN, nas configurações de 8m³ e 11m³, projetada para utilização em centros urbanos, com autonomia compatível com rotas logísticas de curta e média distâncias (386 km pelo índice WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure). Nas duas configurações, a SuperVAN tem motor elétrico com 231 cv de potência e tração traseira.

O segundo modelo é o furgão V6E que tem 4.845 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.985 mm de altura, com entre eixos de 3.100 mm. O compartimento traseiro acomoda até 6 m³ de volume útil e suporta cerca de 1.150 kg de carga líquida, dependendo da configuração. Sua motorização 100% elétrica possui 100 kW (equivalente a 136 cv), bateria de 81 kWh LFP, que proporciona uma autonomia de até 285 km no ciclo urbano (índice WLTC). A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite atingir de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos, garantindo mais tempo de operação e menos paradas na rotina logística. A carga AC completa é feita em cerca de seis horas.

O terceiro modelo é o caminhão H9E, de pequeno porte, que será comercializado em duas configurações, de seis e oito toneladas. A primeira tem 5.990mm de comprimento, 2.350mm de largura e 3.330mm de altura. A segunda, 7.990mm de comprimento e mesma largura e altura.O Farizon H9E possui motorização elétrica de 190 cv de potência e torque de 42,3 kgfm, com tração traseira e velocidade máxima de 90 km/h. A autonomia chega a 324 km (índice WLTC).

Grupo Timber

Integrante da Rodoparaná, o Grupo Timber é pioneiro na mecanização do setor florestal na região sul do Brasil e atua há mais de 20 anos. O grupo atua também no setor agrícola, de construção, sucatas, de energia limpa e, mais recentemente, no mercado de veículos elétricos.

Possui filiais estrategicamente localizadas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!