BRASIL

Fenatran: DAF apresenta sua nova linha de caminhões e seu amplo portfólio de serviços

Crédito Divulgação Internet

09/11/2022

A DAF Caminhões Brasil apresentou ao mercado brasileiro a sua linha de caminhões DAF XF e CF, com motorizações adequadas às normas de emissão Proconve P8/Euro 6. Segundo a montadora, a redução de consumo chega a 8% na linha de pesados e até 6% na de semipesados. O salto na economia de combustível foi possível graças à combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, da utilização de uma nova bomba d’água variável, sistema EGR, que reduz o consumo de Arla 32, e do sistema de Controle de Cruzeiro Preditivo, que passa a ser equipamento de série em toda a linha.

Os motores PACCAR MX-11 e MX-13 fazem uso integrado das tecnologias SCR (Redução Catalítica Seletiva) e EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), essenciais para reduzir drasticamente as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e MP (material particulado).

Um dos principais destaques da empresa é o novo CF Semipesado Rígido, equipado com o motor PACCAR PX-7. As mudanças estão no sistema de exaustão, com novo turbocompressor e linhas de combustíveis. Além disso, tem maior torque, novas potências e freio motor de cabeçote de 245cv.

O motor PX-7, de 6,7 litros e 6 cilindros em linha, sobrealimentado com turbocompressor e intercooler, oferece duas opções de transmissão: a nova ZF Ecotronic de 9 velocidades automatizada e a versão manual, também de 9 velocidades. As novas potências são de 260cv, 290cv e 310cv. O caminhão está disponível sob chassi rígido, com configurações de eixo 6×2 e 8×2. Diferentemente do MX-11 e MX-13, o PX-7 não possui sistema EGR e trabalha com sistema de pós-tratamento com SCR (Redução Catalítica Seletiva), filtro DPF, DOC e novos tubos de exaustão e admissão.

O DAF XF é equipado com o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 480cv e 530cv, e a última geração da transmissão automatizada ZF TraXon, de 12 velocidades. O sistema de Controle de Cruzeiro Preditivo funciona por intermédio de GPS e permite que o veículo antecipe as trocas de marchas, mantendo o veículo sempre na rotação ideal, com redução significante no consumo de combustível. O modelo conta ainda com o freio motor PACCAR MX Engine Brake, que proporciona melhor performance em rotações mais baixas, entregando até 490cv a 2.100 rpm.

Os demais modelos DAF CF continuam equipados com os motores PACCAR MX-11 e PACCAR MX-13, exclusivo para o modelo Off-Road. Os caminhões estão disponíveis com cabines Sleeper (1,16m de área de circulação) e Space (1,79m de área de circulação), configurações de eixos de 4×2, 6×2 e 8×2 e têm potências de 340cv, 370cv, 410cv e 450cv, e são equipados com a nova geração de freio motor de três estágios. A versão rodoviária do CF é equipada com a transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações.

Com o motor PACCAR MX-13, o caminhão DAF CF Off-Road, de 480cv, possui torque de 2.350Nm e 2.500Nm no multitorque. A versão fora de estrada do CF, oferecida no 6×4, também possui a transmissão ZF TraXon.

“É um ótimo e importante momento para a companhia. Estamos felizes com o que conquistamos e empolgados para crescer ainda mais. Seguiremos sempre com foco no cliente e na qualidade dos produtos que oferecemos a ele, somente assim manteremos nosso crescimento constante e estável. Devemos fechar o ano com 60 pontos de atendimento, incluindo Concessionárias DAF e Lojas TRP, e, para 2023, visamos o crescimento de 6 a 10 instalações a mais. Além disso, prevemos aumento de 15% a 20% na produção do próximo ano, sendo dois terços para o mercado doméstico e o restante para o mercado de exportação”, explica Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

Outra novidade é o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. O LF Electric tem capacidade de 19 toneladas, motor elétrico de 260 kW (370 kW de potência de pico), alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes). O modelo ainda tem sistema de carregamento rápido e está apresentado na configuração 4×2. O LF Elétrico já está sendo entregue a clientes na Europa.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!