BRASIL

Fenatran: IVECO destaca programa Brasil Natural Power e expõe pesado S-WAY e Daily elétrica

Crédito Divulgação Internet

09/11/2022

A Iveco focou na Fenatran 2022 na ampliação da oferta de veículos a gás e elétrico dentro do seu programa Brasil Natural Power. A fabricante, que completa 25 anos de atividades no Brasil, apresentou os modelos a gás natural, batizados de NG, com opção dos modelos Tector NG, o primeiro do segmento no País a rodar abastecido com gás ou biometano, e S-WAY NG, e a e-Daily, a opção elétrica da Daily, única em sua categoria, que estará disponível ao longo de 2023, com configurações chassi-cabine e furgão, e versões na faixa de 3,5 a 7,2 toneladas.

“Em nosso melhor momento no País, estamos dando mais um passo na combinação das diversas rotas tecnológicas que promoverão a descarbonização do transporte”, destacou Marcio Querichelli, presidente da IVECO América do Sul.

 O pesado Iveco S-WAY foi lançado para ser o sucessor do Hi-Way e tem como grande diferencial a eletrônica e os motores até 15% mais econômicos. Segundo a fabricante, um dos diferenciais do modelo é o motor FPT Cursor 13 de 13 litros, oferecido em três opções de potência, com configurações de 450 cv e tração 4×2, 480 cv para as 6×2, e, para as 6×4, 540 cv. O propulsor tem a tecnologia denominada Hi-eSCR, que faz a recirculação dos gases de escape, turbo de geometria variável e-VGT, o sistema de oxidação DOC e o filtro DPF.

A transmissão é automatizada ZF Traxon de segunda geração, que pode atuar em conjunto com o navegador GPS para reconhecer a topografia da estrada e escolher a marcha mais adequada para a redução no consumo e na emissão de gases.

O IVECO S-WAY 460 NG será oferecido também na versão a gás natural e biometano, com motor de 460 cv e autonomia de até 500 km, e será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG). Com a maior potência do segmento de pesados movidos a gás, natural ou biometano, o S-Way 460 NG 6×2 entrega 460 cv/2.000 Nm, por meio do motor FPT Cursor 13 NG de 6 cilindros com Ciclo Otto. A transmissão automatizada que equipa o modelo é a ZF Traxon – caixa de transmissão mais moderna do mercado – de 12 velocidades com intarder.

Já o Tector 16-210 NG é o primeiro modelo da linha movido a gás natural e biometano. Fabricado na planta da Córdoba, na Argentina, tem um sistema de armazenamento com capacidade total de 120 m³ de combustível, o que possibilita uma autonomia de até 350 km. Com motor FPT N60 NG, de seis cilindros, fabricado pela FPT Industrial, desenvolve 204 cv de potência e torque de 750 Nm, é destinado às operações interurbanas.

Recém-lançada no IAA Transportation 2022, em Hannover, na Alemanha, a eDaily é movida a célula de combustível e possui tecnologia desenvolvida em parceria com a Hyundai. O veículo entra para a linha do programa Brasil Natural Power que tem como objetivo o desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos e é um dos passos da estratégia do Iveco Group para oferecer uma gama completa de soluções de transporte sustentável para cada cliente e contribuir para a meta de alcançar o carbono zero até 2040, por meio do acordo Climate Pledge.

O eDaily, que tem autonomia entre 110 km a 300 km, de acordo com a capacidade de carga do veículo e a quantidade de packs de baterias, e velocidade máxima de 120 km/h, deverá ser comercializado no mercado latino-americano até o final de 2023. A versão Battery Electric Vehicle (BEV) é alimentada por um motor traseiro com potência máxima de 140 kW (equivalente a 190cv) e torque de até 400 Nm. Os packs de bateria, fornecidas pela FPT Industrial, são instalados de forma modular podendo conter de uma a três packs conforme a necessidade do cliente. Cada pack de baterias tem uma capacidade de 37 kWh, resultando em uma capacidade máxima da bateria de 111 kWh. 

Depois do sucesso do Daily 35- 160 F1C-MAX, primeiro veículo de carga com motorização Euro VI a alcançar a marca de mil unidades produzidas no Brasil no primeiro semestre deste ano, a montadora apresentou a linha completa de versões Daily Euro VI da gama de leves. Outra novidade é a estreia da versão Hi-Matic, que traz pela primeira vez para o segmento, no mercado nacional, a transmissão automática de oito velocidades, agregando ainda mais tecnologia e economia de combustível ao Daily.

O Daily Euro VI chega com foco na redução de emissões, conforto, menores custos, segurança, novos recursos e completa o line-up de versões de 3,5 a 6,5 toneladas, nas opções Chassi-Cabine (cabine simples ou dupla), Furgão, Minibus e uma versão exclusiva para Motorhome. Equipado com o novo e exclusivo motor FPT F1C MAX, uma evolução do antigo F1C com a maior potência e torque da categoria, em configurações de 160 cv a 180 cv, o IVECO Daily Euro VI alia máxima força e redução no consumo de combustível para atender quem necessita de um veículo pronto para qualquer desafio, mas que no final do mês proporcione um baixo custo de operação.

“Desde o início do projeto do novo Daily Euro VI, tínhamos uma convicção dentro da IVECO: somente um Daily pode superar um Daily. Por isso trabalhamos incansavelmente para aprimorar o veículo que já é líder e destaque absoluto no mercado. O cliente pode ter a certeza de que o nosso time trabalha com foco na produtividade da operação. Temos a melhor família de veículos leve do mercado”, afirma Bernardo Pereira, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina. 

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