BRASIL

Ford anuncia a Transit seu primeiro veículo comercial como importadora de veículos

Crédito Divulgação Ford Transit

Depois de encerrar a produção de caminhões no Brasil, reduzindo suas atividades no país como importadora, a Ford anunciou o seu primeiro passo para o mercado de veículos comerciais: decidiu importar a Ford Transit para o mercado brasileiro, que passou a ser montada na fábrica da Nordex, em Montevidéu, que se especializou em montar veículos comerciais. Atualmente, a Nordex produz os veículos Peugeot Expert, o Citroën Jumpy e o KIA BONGO.

Essa operação foi resultado de acordo entre a Ford e a Nordex e envolveu o investimento de US$ 50 milhões para a montagem de uma linha exclusiva da Transit, líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa.

Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford Brasil, informou que a empresa decidiu adotar a mesma estratégia que tem em outras regiões na produção de veículos comerciais, como faz na China, na Turquia e na Rússia, para a produção da Transit nas versões furgão e van. O executivo acrescentou que a Ford já acertou com empresas argentinas e brasileiras o fornecimento de componentes necessários para a produção do veículo, com benefícios do acordo de redução de tarifas e de livre comércio proporcionado pelo Mercosul.

Golfarb também revelou que a empresa criou no Brasil uma divisão específica para a venda da Transit, o que terá início ainda neste ano, com achegarão as versões furgão, par ao transporte de cargas.

Na versão minibus, a Ford terá as configurações 14+1, 15+1, 17+1 e 18+1. Na versão furgão, haverá as opções de 10,7 m³ e 12,4 m³, com carroceria fechada e envidraçada.

A venda dos modelos Transit será feita por aproximadamente 110 concessionárias mantidas após a reestruturação da empresa no Brasil. Esse número é praticamente a metade da rede quando produzia automóveis e caminhões no País.

O vice-presidente da Ford reconhece o crescimento da procura por veículos nas versões van e minibus em todos os mercados é o crescimento das vendas online, após o início da pandemia da covid-19.

Estima que o mercado de furgões e minibus na América do Sul é de aproximadamente 70 mil unidades em 2021, com crescimento de 15% em comparação com 2020 e de superior a 30 mil veículos no Brasil, com evolução de 7% em comparação com o ano passado.

O executivo comentou também como vantagem comercial da Transit em relação às marcas concorrentes será inédito serviço e conectividade que dará ao proprietário acesso rápido a atendimento para manutenção, assim como assistência remota, envio de socorro mecânico. A conectividade será uma aliada do operador da Transit. Com auxílio do Ford Pass, aplicativo que reúne as opções de telemetria do veículo para o smartphone, o cliente pode acompanhar as atividades da Transit e pedir auxílio mecânico preventivo.

Nesse segmento de mercado, a Ford Transit terá como concorrentes o Renault Master, a Mercedes-Benz Sprinter, o Hyunday HR, o Iveco Daily. E também o elétrico BYD T-3.

Guillermo Lastro, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, além de empresas frotistas, o cliente de um veículo como a Transit o utiliza rigorosamente na prestação de serviços, o que exige uma rigorosa manutenção. A rede de concessionárias que restou após a reestruturação da empresa no Brasil foi organizada para atender rapidamente o veículo de forma coordenada com os centros de distribuição e logística.

Lastro afirmou que antes do lançamento, a Ford formará em estoque mais de 20 mil peças da Transit nos centros de distribuição, que estarão instalados em cinco cidades do país, como Salvador, na Bahia, Barueri, Cajamar e Porto Feliz, em São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul.

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