BRASIL

Ford lança versão da Transit Furgão para habilitação B

Crédito Divulgação Internet

25/04/2022

A Ford Motor Company Brasil Ltda., located in São Bernanrdo do Campo, estado de São Paulo, lançou no mercado brasileiro o modelo furgão da van Transit. A nova versão complementa a linha disponível para o mercado, junto com o Transit Minibus, lançada em 2021. De acordo com a montadora, o objetivo é focar nos profissionais autônomos e liberais, novos empreendedores no Brasil, com um veículo que, por ter PBT de 3.5 toneladas, não precisa de carteira de habilitação especial (para dirigir basta ter a habilitação B convencional).

O novo modelo importado pela Ford é voltado para aplicações como transporte de mercadorias, e-commerce e ambulância, entre outras, que respondem por cerca de 63% das vendas do segmento.

“A Transit foi projetada para oferecer máxima produtividade para o transportador, com baixo custo total de operação, segurança, conforto e uma assistência pós-venda preparada para manter o veículo sempre rodando”, diz Guillermo Lastra, diretor da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “É um produto de qualidade global, trazendo o que há de melhor no segmento para os consumidores brasileiros.”

A Transit Furgão é comercializada em duas cores, prata e branca, e em duas versões, ambas com teto alto: L2H3, com comprimento médio, volume de 10,7 m3 e capacidade de 1.222 kg; e L3H3, com comprimento longo, volume de 12,4 m3 e capacidade de 1.181 kg. Entre os diferenciais do veículo em relação aos concorrentes estão o desempenho, a segurança, o conforto, o custo de posse e o menor preço, entre R$239.900 e R$ 245.900, (versão longa).

Motor Euro 6

A linha de furgões tem motor 2.0 de quatro-cilindros turbodiesel, que já atende a norma L7 do Proconve para comerciais leves, com a utilização dos sistemas EGR, de recirculação dos gases do escapamento, e SCR, que exige o uso de Arla 32. Segundo a Ford, o turbo de geometria variável e o intercooler contribuem para reduzir o consumo e as emissões de poluentes.

De acordo com a marca, outra novidade é a correia de sincronismo banhada a óleo e virabrequim. Esses dispositivos permitem reduzir o atrito entre as peças e, assim, o ruído. O quatro-cilindros gera potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 39,7 mkgf a partir das 1.750 rpm. O câmbio é manual de seis velocidades, sendo que a relação da quinta marcha é de 1:1 e a última funciona como Overdrive.

Há ainda indicador no painel de instrumentos que mostra o momento ideal de trocar de marcha. Como resultado, a Ford informa que a nova Transit furgão pode rodar, em média, 10 km/l. Além disso, o intervalo entre as trocas de óleo do motor é de 20 mil km. A Ford Transit é o único modelo da categoria com sistema Auto Start-Stop, que colabora para redução do consumo de diesel no trânsito das cidades.

A Ford Transit Furgão tem central multimídia de 8 polegadas no painel compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay de celulares, comandos ativados por voz, conexão via Bluetooth, duas entradas USB e duas tomadas de 12 V. O ar-condicionado é digital e o modelo possui câmera na traseira e um recurso que dá acesso direto à central de assistência 24 horas da Ford.

Ficha Técnica

Cabine  Simples

Motor

Potência

Torque EcoBlue 2.0, quatro cilindros, 16V, turbodiese

170 cv a 3.500 rpm

39,7mkgf entre 1.750 e 2.500 rpm

Transmissão      Manual de 6 marchas

Suspensão dianteira       Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Suspensão traseira         Feixe de molas e amortecedores pressurizados

PBT técnico        3.500 kg

PBTC técnico     6.300 kg

Entre-eixos        3.300 /3.750

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!