BRASIL

Ford reforça sua posição no segmento de vans e anuncia o modelo elétrico e serviço por assinatura

Crédito Divulgação Internet

09/11/2022

As vans foram as principais atração da Ford na 23ª. edição da Fenatran. A montadora reforçou sua posição no segmento e apresentou as versões automática, chassi e E-Transit 100% elétrica, que chegarão ao mercado em 2023, todas com tração traseira e conectividade embarcada de fábrica.

Além dos veículos, a empresa também anunciou a disponibilidade do programa Ford-Go, serviço de veículos por assinatura, que começa a ser oferecido ao mercado para cientes comerciais, que inclui também a pick-up Ford Ranger.

O vice-presidente da empresa para a América Latina, Rogélio Golfarb, comentou que a Ford foi a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros, com 12% de participação da Transit Minibus e picos de 17% e que a versão furgão foi a segunda que mais evoluiu, com 4% de participação e picos de 11% em apenas sete meses de mercado.

O veículo de maior interesse é o modelo E-Transit, com êxito em vendas, segundo a Ford, em países das Europa e nos Estados Unidos e, agora, com chegada aos países da América do Sul, motivado pelo crescente interesse registrado em todos os países do continente sul-americano. 

Para o mercado da América do Sul a E-Transit 100% elétrica será inicialmente destinada a grandes frotistas para que entendam as condições de uso e recarga da bateria e da forma de fornecer a melhor opção de condução. O modelo 100% elétrico é abastecido por bateria de íons de lítio, com 68 quilowatts e autonomia de 317 quilômetros, de acordo com o método WLTP, dependendo da versão, ambiente da aplicação e forma de utilização do veículo.

Pode ser carregada, tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. A bateria é instalada no assoalho e a Ford adotou soluções de design para preservar o espaço disponível para cargas, assim como a facilidade de modificação. Outra vantagem é o custo total de operação, 40% menor, por ter menor quantidade de peças de desgaste e utilizar a energia elétrica.

As novas versões da Transit contarão com conectividade embarcada de fábrica, tecnologia que, segundo a empresa diferencia a Transit no segmento, pelo fato de a conectividade permitir oferecer serviços exclusivos que antecipam possíveis ocorrências e garantem maior agilidade no atendimento, entregando mais produtividade e menor TCO para o cliente, além da localização do veículo, agendamento de serviços on-line e geração de indicadores.

Em serviços de pós-venda a empresa informou a disponibilidade de planos de manutenção e extensão de garantia projetados para manter o veículo 100% original e com maior produtividade, reduzindo o risco de paradas imprevistas, o que reverte em vantagem para os transportadores pelo maior tempo útil do veículo.

Rogélio Golfarb comentou que o segmento de vans está em expansão, principalmente com as mudanças dos hábitos de compra do consumidor e o comércio eletrônico, que teve uma evolução de quase 70% no Brasil em 2020 e avançou mais 30% em 2021, o que irá incluir a empresa em importantes segmentos nos quais não atuava, como em venda de chassis que representa 40% do mercado de vans.

A Ford comemora o primeiro ano em que passou a produzir a Transit no Uruguai, em parceria com a Nordex, inicialmente com a versão de passageiros, que foi o modelo que mais cresceu, alcançando 12% de participação e o modelo furgão foi o segundo em crescimento, com 4% do mercado em apenas sete meses.

O executivo anuncia que o modelo automático será a primeira van no mercado brasileiro a oferecer esse tipo de transmissão no Brasil, com a proposta de eficiência e produtividade de transporte. Acrescentou que a Transit automática tem soluções de engenharia que garantem grande robustez e durabilidade, permitindo extrair a máxima eficiência do motor, com redução do custo de operação.

Entre outras vantagens, afirmou que a Transit Automática ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo junto com o sistema start-stop, exclusivo na categoria e oferecido de série em toda a linha. A van automática começará a ser vendida no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros, e furgão longo com capacidade de 12,4 m3.  A versão Transit Chassi chegará ao mercado no segundo semestre de 2023 em duas versões, com capacidades de carga correspondentes a 3.500 quilos e 4.700 quilos de PBT. Lastra comentou que o veículo poderá ser usado em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.

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