MUNDO

FPT industrial, CGM e bimotor fornecem energia na construção do mais longo túnel submerso do mundo

Crédito Divulgação ao Autor

31/01/2024

A FPT Industrial, empresa do grupo IVECO, anunciou que participa da construção do Fehmarnbelt, o mais longo túnel submerso do mundo, entre a Dinamarca e a Alemanha, com extensão de 17,7 quilômetros, que será a mais rápida rota entre a Escandinávia e a Europa Central.

Os motores FPT Industrial serão fornecidos pela BIMOTOR, distribuidora dos motores F35 Stage V da FPT Industrial, de baixo impacto ambiental, desenvolvidos para a geração de energia ao funcionamento do túnel à CGM, empresa líder na produção de grupos geradores que já estão funcionando no grande canteiro de obras, onde também inclui a maior fábrica de concreto do mundo.

Com previsão para ser concluído em 2029 e cofinanciado pela Comissão Europeia, o túnel Fehmarnbelt é composto por 79 elementos padrão e 10 especiais. Cada elemento padrão tem 217 metros de comprimento, pesa 73.500 toneladas e possui dois túneis rodoviários, dois ferroviários e uma passagem de serviço. Quando um elemento está pronto para ser transportado, recebe anteparos impermeáveis, em ambas as extremidades, e é transportado para o local por rebocadores.

Os elementos são baixados na vala do túnel, escavada no fundo do mar, em profundidade de 12 metros e cuidadosamente acoplados uns aos outros. Este trabalho de alta precisão requer grande quantidade de energia sempre pronta e confiável e, nessa fase, são ligados os grupos geradores CGM, alimentados por motores FPT Industrial.

O motor F36 para os grupos geradores da CGM atende aos requisitos de emissões Stage V / Tier 4F, proporciona alto desempenho (até 100 kVA PRP a 50 Hz) e alta eficiência. O motor é fornecido em uma solução integrada, com pacote de resfriamento (desenvolvido especificamente para condições adversas) e filtro de ar pré-instalado no motor, e com um ATS pré-montado e pré-validado, permitindo rápida instalação.

O melhor intervalo de manutenção da categoria (600h), a facilidade de manutenção a partir de um único lado, os tuchos hidráulicos e o ATS, projetado para durar ao longo da vida útil do equipamento, permitem custos mínimos de manutenção e tempo máximo de atividade.

Guglielmo Tummarello, head de vendas da EMEA, informou que toda a equipe da FPT Industrial está honrada pela escolha da empresa para participar do enorme projeto de fornecimento dos geradores, que beneficiarão os usuários, reduzindo o congestionamento, ter maior espaço disponível nas rodovias e ferrovias.

O executivo complementou que o túnel Fehmarnbelt permitirá que o tráfego de veículos use a rota mais curta e mais rápida, reduzindo assim as emissões de CO2, haverá menos congestionamento e mais espaço disponível nas estradas e ferrovias, beneficiando toda a rede de transporte europeia, perfeitamente de acordo com o compromisso da FPT com a sustentabilidade.

A IVECO também reconheceu a importância da CGM no projeto, empresa fundada por Giorgio Chilese, em 1980, e sediada em Arzignano (Vicenza, Itália), e reconhecida pela tecnologia, qualidade e confiabilidade de seus produtos. Tummarello explicou que a GCM produziu mais de 48.000 geradores, 15.000 apenas nos últimos cinco anos, o que reconhece o seu crescimento contínuo, com a exportação para 124 países e conta com 51 distribuidores certificados.

Bimotor é o distribuidor autorizado da FPT Industrial para o norte da Itália, Espanha, Portugal, França, Croácia e Eslovênia. Há mais de 40 anos, desde a sua fundação, em 1981, a empresa dedica-se à distribuição e customização de motores diesel para aplicações industriais e marítimas. Com sede em Cirié (Turim, Itália), a Bimotor incorpora motores diesel em qualquer tipo de aplicação e oferece serviço completo, que acompanha o cliente em cada etapa do processo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!