BRASIL

FPT Industrial fornece o novo motor F1C Euro VI do Volkswagen Delivery Express+

Crédito Divulgação Internet

A FPT Industrial Brasil Ltda., com sede em Contagem (Minas Gerais) é a nova fornecedora da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A marca equipa o Volkswagen Delivery Express+ com o novo motor F1C Euro VI de 3,0 litros, especialmente desenvolvido para o caminhão leve, com potência de 156 cavalos e torque de 360 Nm, e redução de até 5% no consumo de combustível, de acordo com a condução.

Mais silencioso, o propulsor já atende à próxima fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE) P8 que entrará em vigor em janeiro de 2023, com menores emissões de NOx (óxidos de nitrogênio), HC (hidrocarbonetos não queimados) e material particulado, e traz uma calibração desenvolvida exclusivamente para o modelo pelas engenharias das duas empresas.

O motor F1C é integrante da Série F1, resultado da experiência de mais de quatro décadas da FPT Industrial no segmento de veículos comerciais leves. Presente em diversos modelos de diferentes montadoras, a motorização representa cerca de 40% da produção da marca no mundo. Estes motores são líderes em densidade de potência e torque, com a resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria.

No Brasil, a FPT Industrial foi o primeiro fabricante a homologar um motor para o PROCONVE P8. Com o fornecimento à Volkswagen Caminhões e Ônibus, a FPT Industrial amplia a participação no mercado voltado à montadoras de veículos e fabricantes de bens de capital, dos segmentos on-road, de transporte de cargas, off-road, de máquinas agrícolas e de construção, marítimo e geração de energia.

O motor F1C Euro VI de 3,0 litros que equipa o Delivery Express+ possui injeção eletrônica Common Rail de última geração, com elevado torque já em rotações mais baixas, garantindo arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas. Também conta com o sistema SCR (redução catalítica seletiva), com tanque de Arla 32 integrado ao tanque de combustível, e o sistema EGR (recirculação de gases de escape), proporcionando melhor desempenho e menor consumo.

Em uso urbano, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Nas aplicações rodoviárias ou mistas, o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.

“O motor FPT F1C é o melhor da classe em potência e torque. Ele alia baixo consumo de combustível e baixo custo operacional, com máxima eficiência. Também demanda menos paradas para manutenção”, explica o diretor de Engenharia de Produto da FPT Industrial, Alexandre Xavier.

Mais de 20 novos motores EURO VI

Para atender o PROCONVE P8, a FPT Industrial homologará mais de 20 novos motores. O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, contando com o suporte dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil e Europa. Os testes são realizados em diferentes condições como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário, além de controle de emissões em condições reais (RDE), por meio de sistemas sofisticados de medição de poluentes acoplados aos veículos (PEMs).

“Ao alcançarmos o Euro VI, evoluímos não apenas em tecnologia, como também na aplicação, dando maior visibilidade aos produtos brasileiros em mercados de exportação. Como marca, produzimos soluções para diferentes tipos de missão regional”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel. “O fornecimento para um grande parceiro como a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida o nosso compromisso em desenvolver soluções inovadoras e competitivas para nossos clientes”, reforça Rangel.

Ficha Técnica  – FPT F1C Delivery Express+

Cilindrada: 3.0L

Potência [cv]: 156 @ 3300 rpm

Torque [Nm]: 360 @ 1300 a 2900 rpm

Número de cilindros: 4

Número de válvulas por cilindro: 4

Aspiração: Turbocompressor Geometria Variável (VGT)

Injeção: Common Rail

Compressão: 17,5:1

Diâmetro X curso [mm]: 95,8 X 104

Controle de emissões: HPEGR+DOC/DPF+SCR/CUC

Peso seco [kg]: 275

Dimensões – L/W/H [mm]: 682/730/867

Combustível: Diesel S-10

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