Crédito Divulgação Mercedes-Benz
13/11/2025
O Grupo Martins, considerado o maior atacado distribuidor market place do Brasil, adquiriu 19 cavalos mecânicos extrapesados Actros 2045 e um semipesado Atego 1719, que serão utilizados para transferência de produtos entre seus centros de armazenamento e distribuição.
A venda desses 20 caminhões foi realizada pelo concessionário Ingá Veículos de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cidade onde a empresa Martins foi fundada em 1953. Essa negociação ocorreu por meio de parceria com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribudores, que, juntamente com a Mercedes-Benz, oferece condições especiais exclusivas para seus associados.
“Os veículos Mercedes-Benz demonstraram ótimo equilíbrio entre potência, conforto e tecnologia embarcada, refletindo em menor custo operacional e alta satisfação dos nossos motoristas”, destaca Rubens Batista, CEO do Grupo Martins. “A escolha foi fundamentada na análise do TCO (Custo Total de Propriedade), que apresentou resultados bastante competitivos, considerando aquisição, consumo, manutenção e também o valor de revenda dos veículos após a sua depreciação. Avaliamos o desempenho dos caminhões como consistente e alinhado às nossas metas de eficiência logística, integrando rotas estratégicas de distribuição e transferência. Esse investimento reforça nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência das nossas operações de transporte”, afirma Batista.
A frota da Martins é composta por mais de 400 caminhões, sendo cerca da metade da marca Mercedes Benz. A empresa possui Centros de Armazenagem e Distribuição nas cidades de Uberlândia (MG), Camaçari (BA), Hidrolândia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Cajamar (SP).
“Nossa parceria com o cliente vem de longa data, cerca de cinco décadas, com nossos caminhões sempre presentes no dia a dia da empresa, dando suporte ao crescimento contínuo conduzido pelo Sr. Alair Martins, que é uma referência no desenvolvimento do setor atacadista distribuidor no País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Actros Evolution 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica ampliam o leque de versões e versatilidade da linha
O atual portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz traz um grande destaque muito aguardado no mercado: a oferta de suspensão metálica para os modelos Actros Evolution 2045, 2548 6×2 e 2553 6×2. Com isso, mais uma vez, a marca atende aos pedidos de clientes.
A suspensão metálica com molas trapezoidais interligadas pelo balancim e equipada com suspensor do terceiro eixo, representa um conjunto consagrado no mercado e reconhecido pela sua confiabilidade. A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele.
“Como se vê, com o Actros Evolution, entregamos um caminhão cada vez mais completo para atender necessidades específicas dos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com a versão de suspensão metálica oferecemos maior robustez ao caminhão, mais vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, maior eficiência, mais praticidade e mais conforto para o motorista nessas circunstâncias”.
Atego 1719 é oferecido em várias versões ao mercado
A movimentação de carga nas cidades, em curtos trechos intercidades e até em operações de apoio na construção civil e no agronegócio, exige um caminhão versátil, robusto, com boa capacidade de carga e flexibilidade para atender uma extensa e variada gama de aplicações, que podem ir de um simples furgão de alumínio até um comboio de lubrificação para atender máquinas agrícolas. O Atego 1719 versão plataforma pode receber todo tipo de implemento utilizado nesses segmentos, apresentando excelente relação custo/benefício.
O Atego 1719 também é oferecido numa versão especial para bebidas, especialmente desenvolvida para essa operação severa. Este modelo vem equipado com diversos itens originais de fábrica que facilitam e reduzem o custo da instalação da carroçaria rebaixada, normalmente utilizada no transporte de bebidas.
A mais recente novidade é o Atego 1719 Full Air, que recebe suspensão pneumática nos dois eixos, montada no Centro Técnico de Customização (CTC) da Mercedes-Benz sob encomenda. Esta versão é indicada para o transporte de cargas frágeis e suscetíveis a danos no transporte, como, por exemplo, bebidas, itens de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos médicos e hospitalares, produtos farmacêuticos, entre outros.
A suspensão pneumática total é especialmente útil e vantajosa na distribuição de bebidas, proporcionando segurança, ergonomia e conforto para o motorista e operadores e, ao mesmo tempo, preservando a integridade da carga.





