BRASIL

IHR – Instituto Hercílio Randon, ciência a serviço da tecnologia e da inovação

Crédito Divulgação IHR – Instituto Hercílio Randon

23/10/2023

  • Estudos abrangem megatendências da indústria automotiva em três verticais do conhecimento: Eletrônica Embarcada, Mobilidade e Materiais Inteligentes
  • Instituição superou a marca de 60 patentes depositadas

O IHR – Instituto Hercílio Randon é uma instituição privada de pesquisa, apoiada pela Randoncorp, focada na inovação e no desenvolvimento de tecnologias disruptivas em produto, alinhadas com as megatendências da indústria automotiva. O instituto nasceu com o objetivo de transformar o conhecimento em aplicações práticas, contribuindo para o avanço da inovação em três verticais do conhecimento: Mobilidade, Eletrônica Embarcada e Materiais Inteligentes.

Mobilidade – Criar soluções para a indústria automotiva com foco em sistemas alternativos de propulsão, conectando o aumento da eficiência energética à redução da pegada de carbono.

Eletrônica Embarcada – Tornar, por meio da conectividade, os veículos mais inteligentes e integrados, facilitando a comunicação entre o usuário e o meio.

Materiais inteligentes – Pesquisar e desenvolver materiais que promovam a redução de massa dos veículos e a melhoria do desempenho, bem como, propiciem a otimização da economia circular para as empresas patrocinadoras dos projetos e seus parceiros, ratificando o propósito de realizar pesquisas sustentáveis.

A instituição tem como diferenciais a proposta de conexão com centros de excelência, as alianças estratégicas para pesquisas disruptivas, o foco no resultado e a valorização do ser humano, valores que resultam em uma maior agilidade e assertividade na execução dos projetos. A formação de grupos multidisciplinares que potencializam os resultados das pesquisas básicas e avançadas, também é ponto-chave para o sucesso das ações.

“Com esse movimento, conseguimos apoiar os objetivos dos nossos associados, criando oportunidades de negócio por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas. Somos 60 pesquisadores para entregar resultados e já superamos a marca de 60 patentes depositadas, destaca o diretor administrativo do Instituto Hercílio Randon, Fábio Makita.

Para isso, o IHR estruturou uma metodologia própria de trabalho, estabelecendo parcerias estratégicas que garantem a agilidade e a confidencialidade que se espera de um instituto de ciência e tecnologia, conectados com a indústria, universidades, entidades de classe, órgãos governamentais, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), startups, entre outros. “Os nossos projetos de pesquisa já contam com mais de 280 pessoas”, acrescenta o executivo.

Dessa forma, o IHR tem como meta se tornar um grande centro de desenvolvimento para tecnologias disruptivas. “As conexões construídas com os ecossistemas de pesquisa e inovação, que envolvem instituições de ensino, entidades públicas, privadas e startups, nos possibilitam atuar como uma ‘plataforma de conexão’ para diversas iniciativas”, projeta o diretor técnico do IHR, Joel Boaretto.

O IHR está situado em duas instalações: no Centro Tecnológico Randon (CTR), em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e na Universidade de Caxias do Sul.

Para conhecer mais sobre o IHR – Instituto Hercílio Randon acesse: https://ihr.tec.br/

https://www.instagram.com/inovaihr
https://www.linkedin.com/company/inovaihr/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!