Crédito Divulgação ao Autor
29/08/2025
A IVECO BUS fez a entrega de 20 ônibus urbanos movidos a gás natural à empresa Metropol, na Argentina. A incorporação representa um marco na modernização do transporte público da Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA), colaborando para a mobilidade sustentável na América Latina.
Os veículos irão operar as linhas 504 e 507, que circulam no município de Escobar. A chegada das unidades não só representa uma melhoria na qualidade da mobilidade para os passageiros, como também promove um sistema de transporte mais moderno, eficiente e amigável ao meio ambiente, considerando o potencial bioenergético da região.
Dessa forma, Escobar se consolida como o primeiro município argentino a contar com uma linha de ônibus 100% movida a GNV e a Metropol se posiciona como a primeira e única empresa no país a contar com uma linha exclusivamente com veículos a gás.
“A incorporação dos ônibus movidos a gás ao sistema público não só impulsiona a transição energética, como também demonstra nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, pilares fundamentais para o desenvolvimento de cidades mais limpas e eficientes”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.
A Metropol é uma das principais operadoras de transporte público da Argentina, com 27 linhas que percorrem 120 milhões de quilômetros por ano e transportam mais de 230 milhões de passageiros na Área Metropolitana de Buenos Aires.
A decisão estratégica de incorporar ônibus a gás por meio da Overbus, concessionária oficial da IVECO BUS no país, está alinhada à sua visão de transformação do negócio, buscando um equilíbrio entre qualidade, inovação e cuidado ambiental.
A carroceria dos veículos foi fornecida pela Italbus, empresa dedicada à fabricação de carrocerias para ônibus urbanos e intermunicipais, e parceira estratégica da IVECO BUS na Argentina.
BUS 17-210 G: Tecnologia e sustentabilidade
O BUS 17-210 G é o primeiro ônibus movido a gás natural fabricado na Argentina, na planta da IVECO BUS em Córdoba. O modelo é equipado com o motor FPT N60 CNG com Ciclo Otto, projetado especialmente para utilizar esse tipo de combustível, assegurando o mesmo desempenho e potência de um equivalente a diesel.
O uso do gás gera impactos positivos no meio ambiente, como a redução de até 95% de material particulado, abastecido com biometano. Em operação, o uso do gás natural entrega outras vantagens ambientais, como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio e de 10% de dióxido carbono. Além disso, o motor silencioso permite reduzir a poluição sonora em até -3 dBA.
Com opção para 9 cilindros para armazenamento, o modelo entrega autonomia de até 350 quilômetros, garantindo a operação em rotas de longo alcance na região metropolitana. O tempo de abastecimento é rápido, assegurando flexibilidade nas garagens e menor tempo de ônibus parado.
Ficha técnica:
BUS 17-210 G Metropol
Motor N60 CNG
Número de tanques/capacidade GNV (litros) 9 x 80
Comprimento total 12m
PBT técnico (kg) 17.000
Nível de emissão Euro VI





