BRASIL

IVECO fornece 13 novos chassis BUS 17-280 para Viação Iapó, do Paraná

Crédito Cleverson Freitas/Box Studio

10/06/2025

Uma das companhias mais tradicionais do Paraná, a Viação Iapó, com sede em Ponta Grossa, adquiriu 13 novas unidades do chassi IVECO BUS 17-280 para operação em linhas metropolitanas, fretamento e turismo. No total, já são mais de 20 ônibus da marca em operação na frota.

Marcelo Fadel, diretor presidente da Viação Iapó, conta que entre os principais fatores que levaram a empresa a optar pela IVECO BUS está o histórico dos chassis utilizados desde 2019. O BUS 17-280, aponta ele, “se destaca pela robustez, relação consumo x potência, além de um Custo Total de Propriedade (TCO) competitivo e alinhado às metas da viação”. E completa: “Os chassis IVECO BUS são muito confiáveis. Realizando as manutenções preventivas conforme orientação do fabricante, é um veículo que não nos deixa na mão”, afirma Fadel.

O fato de a Viação Iapó ter um veículo sempre disponível reflete diretamente nos indicadores de eficiência operacional. “A confiabilidade do BUS 17-280 permitem elevar o nível de prestação de serviços, afastando riscos de atrasos nas rotas, incidentes durante o percurso, bem como outros transtornos”, acrescenta Fadel.

Três dos novos ônibus IVECO BUS estão em circulação no serviço Metropolitano, fazendo a ligação entre as cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro e Piraí do Sul. Cinco unidades são destinadas aos serviços de fretamento corporativo e turismo, em diversas cidades do Paraná. Outros cinco veículos são aplicados no serviço de fretamento em Ponta Grossa e Castro, atestando a flexibilidade do chassi, produzido no Brasil com foco nas demandas do operador local.

“Nosso modelo de 17 toneladas é a escolha ideal para quem prioriza rentabilidade e máxima capacidade de transporte. Desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional, o BUS 17-280 oferece o melhor consumo de combustível da categoria”, aponta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

BUS 17-280: rentabilidade máxima no transporte de passageiros

Equipado com o motor N67 seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 950 Nm de torque e câmbio de seis marchas, o chassi BUS 17-280 permite carrocerias para até 59 passageiros e 11,5m de comprimento. O modelo foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.

Disponível nas aplicações Urbano, Fretamento e Rodoviário, o BUS 17-280 pode vir equipado com suspensão pneumática. A solução Full Air entrega um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo. Como opcional, o sistema kneeling permite o rebaixamento do veículo para mais conforto no acesso dos passageiros.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!