BRASIL

JAC lança o caminhão médio E-JT 12,5 100% elétrico, o primeiro da marca no Brasil

Crédito Divulgação internet

25/08/2022

A JAC Motors do Brasil Automóveis S.A. lançou no mercado brasileiro o seu primeiro modelo de caminhão médio 100% elétrico, o JAC E-JT 12,5. O modelo é o sétimo veículo comercial 100% elétrico da linha da marca no País.

A introdução do JAC E-JT 12,5 no mercado brasileiro é resultado do pedido direto dos clientes, sobretudo frotistas que haviam adquirido o caminhão leve iEV1200T e, satisfeitos com seu rendimento, solicitaram à JAC uma opção de caminhão 100% elétrico com PBT maior – o iEV1200T possui 8,5 toneladas –, a fim de cumprir alguns roteiros logísticos que exigiam maior capacidade de carga.

Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, explica o que a marca fez. “Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 toneladas, o que é uma enormidade. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia espantosa de R$ 1,32 (USD 0,26) no custo por km rodado e também atende aos princípios de ESG dessas companhias”, conta.

Modelo atende às políticas de ESG. E ao bolso do frotista

Não é novidade que o mercado brasileiro, após o período mais severo de pandemia, amplificou sua demanda por transporte urbano de mercadorias, à medida que o e-commerce foi intensificado e o home office transformou o hábito de compra do consumidor. Ele quer receber seus produtos em casa. Não bastasse, o setor de frotas enfrenta um enorme desafio, que é o atendimento às políticas de ESG das empresas contratantes, que querem que seus produtos sejam transportados de forma mais sustentável.

O JAC E-JT 12,5 é a resposta imediata para essa difícil equação. Um caminhão movido a diesel que rode, hoje, 30.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São cerca de 600 toneladas emitidas por apenas um veículo a diesel em seu período de vida útil, ao redor de 30 anos! A introdução do JAC E-JT 12,5 na frota das empresas vai anular imediatamente essa gigantesca emissão de carbono”, acentua Habib.

Com larga capacidade de carga útil, o modelo tem autonomia de 150 km em condições de capacidade máxima de carga (8.600 kg), de 180 km com 70% de carga útil e de 250 km, caso o veículo esteja vazio. Mas considerando a carga total: cada “abastecimento” de carga, que totaliza 107 kWh, vai dispender um total de R$ 69,55 (USD 14), considerando o custo médio de R$ 0,65 (USD 0,13) por kWh no Estado de São Paulo. Isso dá R$ 0,46 (USD 0,09) por km rodado.

Em comparação com um caminhão médio a diesel no mercado brasileiro, o modelo convencional consome cerca de 37,5 litros para rodar 150 km. Ao preço médio de R$ 7,13 (USD 1,40), valor médio do óleo diesel tipo S10 no Brasil, o custo é de R$ 267,38 (USD 53,0), ou R$ 1,78 (USD 0,35) por km rodado. Na prática, observa-se o óbvio: o modelo da JAC economiza R$ 1,32 (USD 0,26) por km rodado somente no custo de combustível na comparação com os concorrentes movidos a diesel.

Recargas são rápidas

Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador tipo wallbox (corrente AC), que libera 7 kWh, o E-JT 12,5 precisará de 13 horas para reaver os 100% de carga. Equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC), de até 100 kWh. Nesse caso, a mesma situação de 20-100% será realizada em 55 minutos, durante, por exemplo, a hora do almoço do motorista.

Especialmente desenvolvido para serviços de distribuição de cargas médias em curtas distâncias urbanas, como bebidas (o implemento acomoda 6 paletes), combustíveis ou baú para carga seca, o JAC E-JT 12,5 é totalmente silencioso.

O E-JT 12,5 possui air bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC). O modelo também vem com Auto Hold (imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão e uma infinidade de itens de conforto: ar-condicionado digital, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL (luzes com LED diurno), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, que já vem com pacote Google e garante espelhamento de celular.

Equipado com bateria de 107 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias), o motor elétrico desenvolve 235 cv de potência, com 1.050 Nm de torque máximo, bem superior aos modelos a diesel (em torno de 600 Nm).

Acoplado ao motor elétrico, o modelo possui um câmbio de duas marchas com acionamento automático. A primeira marcha auxilia para tirá-lo da imobilidade, com redução de 2,77:1. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica, pois o motor teria torque para impulsioná-lo. Próximo ao 30 km/h, a segunda marcha, que é engrenada automaticamente e oferece relação de 1:1, entra em ação.

Família cada vez mais completa

Atualmente, a JAC Motors Brasil comercializa no País sete modelos de veículos comerciais 100% elétricos: a picape iEV330P, as vans de carga E-JV 5.5 e iEV750V, a van de passageiros iEV750Vip e os caminhões urbanos iEV350T e iEV1200T.

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