Crédito Divulgação Librelato
03/12/2025
A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, apresenta a nova Série Evolut 2026, um conjunto completo de implementos rodoviários que reúne avanços em leveza, robustez, eficiência estrutural e segurança. A marca apresenta ao mercado melhorias significativas em toda sua linha de produtos, reforçando seu compromisso com inovação e produtividade no transporte rodoviário de cargas. A pré-venda da Série Evolut 2026 tem início no dia 4 de dezembro, com condições comerciais atrativas.
Com a Série Evolut 2026, a Librelato reafirma seu papel de vanguarda no mercado de implementos rodoviários. De acordo com João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato, “a Série Evolut 2026 foi um projeto construído lado a lado com os clientes da marca, em que cada componente foi aprimorado para reduzir a tara e elevar o desempenho, mantendo intactas a qualidade e força que definem a Librelato. Com uma rápida resposta às solicitações dos clientes, conseguimos transformar suas necessidades em soluções práticas e inovadoras. É a nossa evolução mais robusta até o momento, estabelecendo novos padrões de qualidade, disponibilidade, segurança e rentabilidade por quilômetro rodado”.
Em alguns modelos os ganhos foram expressivos, chegando até 630 quilos em termos de redução de tara, uso de materiais que garantem maior durabilidade aos implementos e a preocupação constante com a segurança no transporte. A Série Evolut 2026 aprimora a eficiência operacional e amplia a rentabilidade.
Segundo João Librelato, “a nova Série Evolut 2026 estará disponível para pedidos em todas as concessionárias do País e para o mercado de exportação a partir do dia 4 de dezembro. A expectativa é de impactar os nossos clientes positivamente, uma vez que todas as inovações incorporadas à Série Evolut 2026 são resultado de uma forte aproximação das mais diversas realidades dos nossos clientes”, prevê.
A Série Evolut 2026 contempla implementos destinados a diferentes segmentos, do agronegócio a operações portuárias e reforça a posição da empresa entre as três maiores fabricantes de implementos rodoviários do País, conforme divulgado em seus canais oficiais e portais institucionais.
A Série Evolut 2026 foi desenvolvida com base no projeto “Quem Carrega o Brasil, Carrega com Librelato”, que ampliou a escuta ativa desde o início deste ano. Ao longo do período, a empresa ouviu transportadores, geradores de carga, gestores de frota e motoristas de diferentes regiões do País, além de clientes internacionais, em um processo estruturado de ouvidoria que reuniu sugestões, relatos operacionais e demandas de melhoria.
Os dados coletados foram analisados e rapidamente convertidos em ajustes técnicos e avanços de engenharia, resultando em uma resposta direta às necessidades identificadas pelos setores de engenharia de produto e marketing de produto. O trabalho deu origem à Série Evolut 2026, que chega ao mercado com aprimoramentos alinhados às expectativas dos transportadores e ao compromisso da Librelato com inovação, segurança e desempenho.
A partir desse marco, todo o portfólio Librelato passa a possuir as melhorias da Série Evolut 2026.
Graneleiro Evolut 2026: mais leve, resistente e eficiente, reforçando a tradição da Librelato no transporte de grãos
O modelo recebeu redução de até 200 quilos, resultado de ajustes no chassi e na caixa de carga.
Principais melhorias
• Perfil dianteiro redesenhado para evitar danos nos engates de freio.
• Tampas cerca de 5 quilos mais leves, facilitando o manuseio.
• Itens do chassi produzidos em aço de alta resistência, com redução de 80 quilos.
• Opção de estrutura em aço inox para aplicações severas.
• Soldagem robotizada e melhorias de vedação para evitar perdas de grãos.
Basculante Evolut 2026: mais estabilidade e até 300 quilos a menos de tara
Um dos modelos com maior ganho estrutural, alcançando redução de até 300 quilos na versão rodotrem.
Destaques
• Solda contínua na caixa de carga, eliminando pontos sem solda e reduzindo riscos de corrosão.
• Costelas dianteira, laterais e traseira com nova geometria, mais resistentes sem aumentar a tara.
• Borracha de vedação traseira com perfil em inox e sem rebites.
• Sistema de amortecimento com área de contato ampliada e fixação direta no chassi.
• Sinaleira traseira reposicionada para maior proteção.
• Nova geometria do dolly, permitindo manobras de até 90° e redução de 80 quilos.
• No semirreboque: novo cilindro, com menor tempo de basculamento.
• No bitrem: caixa dianteira redesenhada para melhor escoamento da carga
• Opção de revestimento interno em inox para ambientes corrosivos.
Furgão Alumínio Evolut 2026: mais vedação e redução de peso
Projetado para transportar cargas sensíveis e proteger contra chuva, poeira e demais intempéries, o Furgão Alumínio Evolut 2026 chega ao mercado entregando mais segurança para o transportador e redução de custos por quilômetro rodado.
• Estrutura de vedação reforçada, com fita especial nas emendas e mais pontos de fixação → vedação total.
• Testes de estanqueidade: luz, infiltração e inspeção visual.
• Teto com nova geometria e perfis em ômega, aumentando resistência estrutural.
• Assoalho reprojetado com perfis ômega, reduzindo cerca de 90 quilos.
• Porta 50 quilos mais leve e quadro reforçado, garantindo alinhamento e facilidade de abertura.
• Maior estruturação do quadro traseiro.
Furgão Lonado Evolut 2026: redução de mais de 240 quilos na tara total
Voltado para operações que exigem rapidez na carga e descarga, como transporte paletizado, bebidas e mercadorias diversas, este modelo chega com uma série de melhorias estruturais que aumentam a resistência, aprimoram a vedação e tornam a operação mais prática. A nova linha entrega ainda redução de mais de 240 quilos na tara total, contribuindo diretamente para maior capacidade de carga e melhor eficiência por quilômetro rodado. Melhorias principais:
• Testes de vedação iguais aos do Furgão Alumínio.
• Manutenção do padrão Evolut no assoalho e na porta traseira.
• Perfil superior com nova geometria para melhor fixação da borracha e menor entrada de água.
• Lona com proteção UV.
• Redução de colunas móveis em algumas versões (de 4 → 3), diminuindo peso em até 100 quilos.
• Roldana da coluna reprojetada, facilitando abertura e fechamento da lona.
Porta Contêiner Evolut 2026: redução de tara em até 630 quilos na versão de 12 pinos
A versão Porta-Contêiner da Série Evolut 2026 foi redesenhada para atender às demandas crescentes da logística portuária e do transporte marítimo. Os barrotes foram redimensionados e passaram a ser soldados por processo robotizado, garantindo maior precisão. Essa solução, aliada a redimensionamentos na estrutura do chassi, permitiu reduzir o peso em até 630 quilos na versão de 12 pinos e 260 quilos na versão de 4 pinos, ampliando a capacidade de carga útil sem comprometer a resistência.
Principais evoluções
• Barrotes redimensionados e soldados por processo robotizado.
• Optimizacão do sistema luminoso, eliminando suportes e reposicionando LEDs para evitar danos.
• Suporte de sinaleiras parafusado, permitindo reposicionamento conforme operação.
• Maior ângulo de entrada, facilitando acoplamento e reduzindo riscos de danos.
• Batentes adicionais para proteção traseira em terminais.
Tanque Evolut 2026: mais segurança no transporte de líquidos perigosos
A nova linha Tanque ficou cerca de 260 quilos mais leve, nas versões de semirreboque, e 500 quilos, nas versões de bitrenzão. Tudo isso devido as revisões estruturais que reduzem a tara sem comprometer a robustez, ampliando a capacidade de carga útil e garantindo operações mais econômicas e seguras.
Destaques:
• Nova geometria das bocas de carregamento, mais seguras em caso de tombamento.
• Eliminação da plataforma superior, reduzindo cerca de 180 quilos.
• Corrimão com geometria simplificada e mais seguro para acesso.
• Recuperadora de vapor reposicionada internamente, mais protegida e 80 quilos mais leve (botton loading).
• Suportes de extintor agora parafusados, facilitando substituição.
• Suporte de estepe reforçado para suportar vibrações severas. • Atende NR-35 e regulamentações do Inmetro, com aferição realizada na fábrica.






