BRASIL

Mercado brasileiro de caminhões cresceu 10% e de ônibus, mais de 27% em maio

Crédito Divulgação Internet

03/06/2022

O mercado brasileiro registrou, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Concessionários de Veículos), a venda de 10.219 caminhões no mês de maio, 10,07% acima dos 9.375 veículos comercializados em abril, e de 1.936 ônibus, 27,28% acima das 1.521 unidades do mês anterior. No total, foram 12.255 veículos comerciais vendidos em maio, com elevação de 12,27% acima das 10.896 unidades de abril. Entretanto, em relação a maio de 2021, houve queda em caminhões, de 9.07%, com 11.348 unidades. Já em ônibus, o crescimento foi de 2,06% sobre o mesmo mês do ano passado, com 1.897 unidades.

O presidente da Fenabrave, Andretta Júnior, declarou que o resultado alcançado em maio é reflexo de dois fatores que ajudaram a impulsionar o mercado: os três dias úteis a mais que abril, e a mais efetiva entrega de veículos às concessionárias, que estava restrita pela falta de componentes para o suprimento das montadoras pelas fabricantes de autopeças.

Andretta Júnior comentou que a melhoria da regularidade nas entregas ajuda as montadoras a manter o ritmo de produção porque o mercado continua forte embora a alta dos juros e o aumento de custos de produção sejam fatores que podem comprometer negativamente nos próximos meses.

Sobre o mercado de ônibus, o presidente da Fenabrave comentou que segue dependente dos programas de transporte público, o que impede as empresas de programar investimentos. A expectativa de resultados melhores no decorrer do ano se baseiam nas aquisições previstas para os programas do governo (Caminho da Escola) e também para a necessária renovação de frotas.

O mercado brasileiro seguiu com a disputa pela liderança do segmento de caminhões entre a VW Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz, com vantagem da Volkswagen, com 13.904 unidades e 29,93% do mercado, enquanto a Mercedes-Benz registrou 12.736 veículos, que garantiram a participação de 27,42%. No segmento de ônibus foi mantida a liderança da Mercedes-Benz, com 4.146 veículos, que correspondem a 53,29% do mercado, enquanto a VWCO atingiu 1.471 unidades com 18,91% de participação.

A Mercedes-Benz liderou as vendas nos segmentos semileve e leve, com os veículos, respectivamente, Sprinter 416 e Accelo 1016, enquanto a Volkswagen dominou a categoria de caminhões médios, com o VW Delivery 11.180. A liderança na categoria semipesado foi mantida pelo Volvo VM 270, enquanto o segmento pesado também pertenceu à Volvo, com o modelo FH 540.

O caminhão Volvo FH 540 manteve a liderança geral do mercado brasileiro, com vendas acumuladas no ano de 3.253 unidades, que teve a seguinte classificação:

  1. Volvo FH 540 (pesado), com 3.253 unidades;
  2. VWMAN 11.280 (médio), com 2.400;
  3. DAF XF (pesado), com 2.317;
  4. Volvo FH 460 (pesado), com 1.810;
  5. Volvo FH 270 (semipesado), com 1.725;
  6. Mercedes-Benz Accelo 1016 (leve), com 1.418;
  7. Mercedes-Benz Actros 2651 (pesado), com 1.268;
  8. VW MAN 4.170 (leve), com 1.249;   
  9. VWMAN 24.280 (semi-pesado), com 1.207
  10. – VWMAN 24.260 (semipesado), com 1.110.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!