BRASIL

Mercado brasileiro de carrocerias de ônibus cresce 31,5% no primeiro semestre de 2022

Crédito Divulgação Internet

18/07/2022

Segundo dados da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), depois de mais de dois anos enfrentando uma dura retração, o mercado brasileiro de carrocerias de ônibus registrou crescimento sustentado nos primeiros meses deste ano. Foram fabricadas 8.152 unidades nos primeiros seis meses de 2022, contra 6.201 unidades no mesmo período do ano passado, com elevação de 31,5%. Todos os segmentos apresentaram crescimento.

O de urbanos foi o que mais cresceu, 60,7%, com 3895 unidades, contra 2.424 unidades nos primeiros seis meses do ano passado. A demanda de passageiros no transporte coletivo urbano vem crescendo e vários municípios renovaram suas frotas. Parte dessa produção foi de veículos fornecidos para o programa de transporte escolar, com modelos escolares. Esse fornecimento para o segmento escolar puxou a venda de micro-ônibus que cresceu 16,0% (1.877 unidades contra 1.618), também fortalecida pelo atendimento ao segmento de fretamento, no qual os operadores optaram por adquirir modelos menores do que os convencionais para as atividades.

O segmento de rodoviários foi o que menos cresceu, 10,7%, mas é importante observar que a demanda, apesar de ter sido de 2.380 unidades, contra 2.159 no mesmo período de 2021, foi de modelos com maior valor agregado, rodoviários de dois pisos (double decker) ou para linhas de média e longa distâncias. Esses modelos mais sofisticados representaram 98% do total no primeiro semestre deste ano, contra 64% no total do ano anterior (2.334 unidades contra apenas 1.390).

A Marcopolo segue como líder, com as marcas Marcopolo e Neobus, com 3.331 unidades fabricadas no período e 40,9% de participação na produção total do Brasil. Em segundo lugar está a Caio Induscar, com 2.182 unidades, e 22,3% de market share, seguida pela Mascarello, com 1.215 unidades e 14,9% de participação.

As marcas que mais cresceram foram a Neobus (114,9%), em razão do fornecimento para o programa Caminho da Escola, com 1.225 unidades contra 570 no mesmo período do ano passado, e a Caio, com 99,8% de crescimento (2.182 unidades neste ano contra 1.092 no mesmo período de 2021). A Carbuss (antiga Busscar) também elevou sua produção 55,8% (519 unidades contra 333 nos seis meses do ano passado).

O principal motivo para o desempenho da Caio foi o fornecimento de unidades urbanos para algumas cidades que efetuaram a renovação de frota. No caso da Busscar, a marca cresceu com o fornecimento de modelos rodoviários.

As exportações cresceram 51,1%. A Marcopolo registrou o envio do maior volume de veículos, 789 unidades, com elevação de 21,9% sobre as 647 unidades exportadas em 2021. Os principais mercados foram o Chile e países africanos.

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