Crédito Divulgação Volvo
07/02/2022
O mercado brasileiro de veículos comerciais iniciou 2022 com a venda de 8.517 caminhões e crescimento de 17,33% sobre o resultado de janeiro de 2021, quando foram comercializadas 7.259 unidades. As vendas de ônibus atingiram 1.368 unidades com elevação 3,32% em relação aos 1.324 veículos vendidos no mesmo mês de 2021.
Em relação ao desempenho do mercado brasileiro em dezembro do ano passado, houve retração de 28,94% no segmento de caminhões, em comparação com as 11.985 unidades vendidas em dezembro de 2021, e de 10,94%, em ônibus sobre as 1.536 unidades faturadas.
O mercado começou o novo ano com acentuada disputa entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz no segmento de caminhões. A VWCO iniciou o ano mantendo a liderança conquistada no último trimestre de 2021, com o total de 2.345 unidades vendidas e a participação de 27,53% do mercado. A Mercedes-Benz atingiu 2.309 caminhões e 22,11% de participação, com diferença de apenas 36 unidades e 0,41% de participação do mercado. Esse início rigorosamente equilibrado sugere que a disputa será intensa ao longo de todo o ano.
Mas a Mercedes-Benz continua forte na liderança de venda de ônibus, com o faturamento de 660 unidades no mês de janeiro, o que corresponde a 48,28% do mercado. Em segundo lugar ficou a Marcopolo, com a marca de micro-ônibus Volare, com 344 unidades vendidas, e 17,40% de participação, desbancando a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em terceiro lugar.
O presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Maurício Andretta Júnior, informou que os resultados de janeiro foram influenciados pela escassez de insumos e de componentes, especialmente microprocessadores – que impediram as fábricas de produzirem normalmente -, dos baixos estoques nas concessionárias, devido à sazonalidade do período, da alta de juros, que restringiu a aprovação de créditos para financiamento, e pelo aumento das taxas de inflação.
Andretta Júnior acrescentou que janeiro é um mês em que a renda familiar fica comprometida em consequência de impostos e gastos com matrículas e compra de materiais escolares. Outros fatores comprometeram as vendas foram as fortes chuvas em algumas regiões e a seca em outros pontos do país, e ainda o risco de contágio das pessoas, pela variante ômicron, que provocou a queda nas visitas às lojas.
Caminhões – classificação por marca
Modelo Vendas %
1 – VW/MAN 2.345 27,53
2 – Mercedes-Benz 2.309 27,11
3 – Volvo 1.726 20,27
4 – Iveco 848 9,96
5 – Scania 683 8,02
6 – DAF 528 6,20
7 – JAC 38 0,45
8 – Hyundai 25 0,29
9 – Agrale 5 0,06
10 – Ford 5 0,06
Ônibus – Classificação por marca
Modelo Vendas %
1 – Mercedes-Benz 660 48,26
2 – Marcopolo 344 25,15
3 – VW MAN 238 17,40
4 – Volvo 53 3,87
5 – Ford 34 2,49
6 – Iveco 29 2,12
7 – Scania 6 0,44
8 – Agrale 3 0,22
9 – BYD 1 0,08
Caminhões mais vendidos
Modelo Segmento Unidades
1 – Volvo FH 540 Pesado 776
2 – DAF XF Pesado 499
3 -VW Delivery 11.180 Médio 393
4 – Volvo FH 460 Pesado 310
5 – Volvo VM 270 Semipesado 298
6 – M-B Accelo 1016 Leve 291
7 – Scania R450 Pesado 263
8 – VW Delivery 9.170 Leve 245
9 – VW MAN 24.480 Semipesado 233 10 – M-B Atego 2426 Semipesado 216