Crédito Divulgação Internet
05/05/2022
O mercado chileno de veículos comerciais registrou em abril o melhor desempenho para o mês desde 2019, antes da pandemia, e alcançou 13,73% de crescimento, com 1.540 unidades comercializadas, contra 1.354 unidades no mesmo mês de 2021. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 1.298 caminhões e 242 ônibus.
O segmento de caminhões manteve a trajetória, com aumento de 4,3% em abril em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando teve licenciadas 1.245 unidades.
No acumulado do ano, o mercado chileno alcançou o total de 5.271 veículos, com crescimento de 11,9% em relação aos 4.707 veículos vendidos no mesmo período de 2021.
Para a ANAC, os resultados foram motivados pelo fato de os resultados serem registrados por caminhões, considerados veículos essenciais para o traslado de todos os bens e serviços que permitam assegurar o normal abastecimento e funcionamento do país.
No segmento de ônibus, em abril, o segmento teve elevação de 122%, com 242 unidades vendidas, em comparação com as 109 unidades do mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as vendas somaram 640 unidades, com o aumento de 13,7% em comparação às 563 unidades vendidas no mesmo período de 2021.
O principal aspecto relativo a esse resultado foi consequência, principalmente, da entrega dos ônibus do Sistema RED para a zona sul de Santiago, cujo funcionamento projetado para o período entre julho e setembro beneficiará aproximadamente 55 mil pessoas das comunidades de Puente Alto, La Pintana e San Joaquín. Foram 70 unidades somente de veículos totalmente elétricos.
Com essa nova entrega de veículos, a frota elétrica de transporte público atinge o total de 900 veículos, consolidando a Chile como um dos líderes mundiais em linha para cumprir a meta do governo, que prevê em 2035 100% dos veículos de transporte público (ônibus, táxis e outros veículos) com emissão zero.
A Mercedes-Benz manteve o domínio em vendas acumuladas nas duas categorias (caminhões e ônibus) do mercado chileno, embora tenha sido superada pela Volvo, nas vendas mensais de caminhões em abril, por diferença de apenas cinco unidades. A Volvo vendeu em abril 156 veículos, com a participação de 12,1% do mercado e a Mercedes-Benz registrou 151, com 11,7%.
A marca Hino classificou-se na terceira posição, com 137 veículos e 10,6% de participação do mercado, à frente de duas outras empresas brasileiras se classificaram em posições de destaque: a Scania, em quarto lugar, com 127 veículos e 9,9% e a Volkswagen, em quinto lugar, com 121 e 9,4%.
Vendas mensais de abril
Caminhões
Marca Volume Participação
- – Volvo 156 12,1
- – Mercedes-Benz 151 11,7
- – Hino 137 10,6
- – Scania 127 9,9
- – Volkswagen 121 9,4
- – Chevrolet 101 7,8
- – Fuso 81 6,3
- – JAC 77 6,0
- – Freightliner 57 4,4
- – Hyundai 47 3,6
Vendas acumuladas
- Mercedes-Benz 672 12,8
- Hino 580 11,1
- Volkswagen 556 10,6
- Scania 528 10,1
- Volvo 422 8,0
- JAC 326 6,2
- Fuso 321 6,1
- Foton 265 5,1
- Chevrolet 264 5,0
- Freigtiner 252 4,8
Vendas de ônibus – Mês de abril
1 – Mercedes-Benz 117 56,0
2 – Foton 30 14,4
3 – Scania 29 13,9
4 – Fuso 14 6,7
5 – Volvo 8 3,8
6 – JAC 2 1,0
7 – Agrale 2 1,0
8 – Chevrolet 1 0,5
9 – Daewoo 1 0,5
10 – Hyundai 1 0,5
Vendas acumuladas
1 – Mercedes-Benz 265 46,6
2 – Scania 107 18,8
3 – Volvo 52 9,1
4 – Fuso 32 5,6
5 – Foton 30 5,3
6 – Yutong 26 4,6
7 – King Long 15 2,6
8 – Higer 13 2,3
9 – Hyundai 9 1,6
10 – Chevrolet 7 1,2
11 – Agrale 4 0,7