Crédito Divulgação Internet
09/01/2023
O mercado peruano de veículos comerciais pesados encerrou 2022 com a venda de 17.729 unidades, 0,4% superior às 17.651 unidades registradas em 2021. Desse total, 12.543 foram caminhões, principais produtos da categoria, que corresponderam a 70,7% do volume total das vendas, e ficara apenas 2,9% abaixo do volume de 12.919 unidades vendidas no ano anterior.
O segmento de tractocaminhões (cavalos mecânicos) atingiu a venda de 2.768 veículos, 0,3% acima das 2.761 unidades registradas em 2021.
A categoria formada por ônibus e miniônibus confirmou o período de ascensão de vendas dos últimos meses, em recuperação do recesso durante a pandemia, e licenciou 2.418 veículos, 22,7% acima das 1.971 unidades vendidas em 2021.
A Volvo liderou a venda de veículos comerciais pesados do Peru, com 2.035 veículos (11,5% de participação do mercado) e crescimento de 17,6% em relação às 1.731 unidades de 2021. A Isuzu ficou em segundo, com apenas quatro unidades a menos, 2.031 veículos, e queda de 5,9% sobre as 2.158 unidades vendidas anteriormente. Na terceira posição classificou-se a Mercedes-Benz, com 1.593 veículos e elevação de 17,5% em relação a 2021 (1.356 veículos).
A Volvo também liderou a categoria de tractocaminhões, denominado de cavalos mecânicos, e crescimento de 4,7% em relação às 597 unidades do ano anterior, à frente da Scania, com 582 unidades e queda de 0,5% (585 veículos). Atrás dessas empresas classificaram-se duas marcas norte-americanas: a International, com 484 veículos (queda de 0,2|% sobre as 485 unidades do ano anterior) e a Freightliner, com 365 unidades e retração de 29,3% sobre 2021 (516 veículos).
O segmento de caminhões, o mais forte do mercado, teve a liderança da Isuzu, com a venda de 2.028 caminhões e queda de 6,0% em relação ao ano anterior quando comercializou 2,158 unidades, seguida pela Fuso, com 1.362 veículos e crescimento de 35,0% (1.009 veículos) e pela Volvo, com 1.277 veículos, que aumentou suas vendas em 23,9% (1.031 unidades em 2021).
A Mercedes-Benz foi a líder da categoria de miniônibus e ônibus, com 688 veículos e elevação de 60,4% sobre as 429 unidades de 2021. Na segunda posição classificou-se a Hyundai, com 270 veículos, 12,3% abaixo dos 308 veículos vendidos no ano anterior, seguida pela Fuso, com 203 unidades, queda de 3,3% sobre as 210 de 2021.