Crédito Divulgação Internet
30/09/2022
Além de caminhões, unidade realiza customizações de chassis de ônibus e veículos em CKD
A Mercedes-Benz anunciou que ampliou as atividades do Custom Tailored Center (CTC) na fábrica de São Bernardo do Campo. Agora, além das customizações de caminhões, realizadas desde maio de 2015, passou a fazer também customizações de chassis de ônibus e de produtos CKD (veículos completamente desmontados) para montagem nos países que exporta.
Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, o objetivo é atender demandas de clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série. Leoncini também afirmou que as customizações de chassis de ônibus seguem o mesmo conceito aplicado aos caminhões, com a mesma qualidade dos componentes e dos processos de produção.
Isso pôde ser verificado na preparação para os motores Euro 6 no Chile e na redução do balanço dianteiro do modelo O 500 U de acordo com a solicitação de clientes. O que antes era feito nos encarroçadores, passou a ser feito também no CTC da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo.
No caso das customizações em CKD, as primeiras unidades executadas foram de caminhões Atego destinados para montagem pela Mercedes-Benz Argentina, com envio de 2º tanque de combustível, longarinas e peças especiais deste modelo.
O executivo também revelou que a expansão das atividades do CTC, envolvendo caminhões, chassis de ônibus e veículos CKD, consolida o modelo de negócio de customizações da empresa para atendimento a todas as demandas do mercado e praticando o mantra da Mercedes-Benz: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz.
Para dimensionar a importância do programa, Leoncini informou que este ano, a Mercedes-Benz comercializou mais de 10.000 caminhões customizados pela empresa. Aproximadamente 8.000 unidades foram para atender pedidos do mercado interno e 2.000 caminhões foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes. A customização dos ônibus tem o objetivo de estender essa estratégia para clientes de todo o mundo.
O modelo de negócio do programa de customização envolve a participação de várias áreas da empresa, como marketing e estratégia de produto, desenvolvimento, engenharia, produção, logística, custo, controller, vendas e peças & serviços.
A produção é coordenada pelo Custom Tailored Center (CTC) e a equipe, formada por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos e conta com apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.
O cliente recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da rede de concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. Leoncini assegura que o processo assegura a qualidade e a confiabilidade da marca Mercedes-Benz.
Com base nos pedidos individuais de clientes diversas customizações passaram a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformaram em itens de série. Um dos exemplos dessa estratégia, é o caso do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões.