BRASIL

Mercedes-Benz apresenta o seu primeiro caminhão autônomo no Brasil e o eActros

Crédito Divulgação Internet

09/11/2022

A Mercedes-Benz teve como grandes novidades o anúncio da primeira venda de quatro unidades do caminhão Atego 1730 autônomo, com início de operação em dezembro deste ano, e a apresentação do caminhão 100% elétrico, o eActros, sem data ainda para ser comercializado no País.

O cavalo mecânico Atego 1730 autônomo é o primeiro caminhão autônomo desenvolvido pela Mercedes-Benz no Brasil e primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no País. Foi desenvolvido em parceria com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo, para a operação da Ypê, empresa 100% brasileira que atua no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP).

“Reunimos a nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do País, para entregar o melhor produto com a tecnologia mais recente para o cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O Atego 1730 de condução autônoma de Nível 4 se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.

Segundo o executivo, o caminhão autônomo vai impulsionar um novo modelo de negócio no Brasil. A montadora passa a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes. “Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, explica Roberto Leoncini.

O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está, então, sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial.

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