Crédito Divulgação Mercedes-Benz
22/12/2025
A Mercedes-Benz do Brasil registrou, de janeiro a novembro de 2025, crescimento de 11% nas vendas de caminhões, com 25.589 unidades, contra uma retração do mercado brasileiro de 8,7% no mesmo período, com 103.663 caminhões. A empresa cresceu em quase todos os segmentos que atua: 180,7% no de médios, com 3.206 unidades, 15,2% no de semipesados, com 8.993 unidades, e 1,6% no de extrapesados, com 8.752 caminhões. Somente no de leves que registrou queda, de 16,6%, com 4.638 veículos. Além disso, as exportações ampliaram 29% em comparação com o total acumulado de 2024, com 9,2 mil unidades.
O destaque do desempenho positivo da Mercedes-Benz foi o crescimento em médios e pesados, segmento no qual o mercado caiu significativamente. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços de caminhões, a companhia investiu no relacionamento com potenciais clientes, apresentando todo o seu portfólio de produtos, o seu posicionamento e estratégia comercial e realizou ações conjuntas com os bancos e com as equipes de usados, do consórcio e o próprio desempenho dos modelos. No caso dos pesados, o Actros Evolution, com mais de 4 mil unidades comercializadas até novembro, e do Novo Axor, relançado em julho e que vendeu mais de 1 mil unidades de agosto para cá.
Outra conquista importante em caminhões é o lançamento do eActros, que tem sido usado na logística interna da companhia e em testes entre as cidades de São Paulo e Curitiba, PR, e São Paulo e o Rio de Janeiro, RJ.
Em ônibus, crescimento foi de 11,3%
No mercado de ônibus, a Mercedes-Benz ampliou a sua liderança, com a comercialização de 9.391 chassis de janeiro a novembro, e crescimento de 11,3%. A indústria brasileira de chassis de ônibus cresceu 8,2% no mesmo período, com 21.863 unidades. De acordo com Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços e ônibus da Mercedes-Benz, este ano será o maior dos últimos dez, com crescimento em todos os segmentos, com destaque para o de escolares, com acréscimo de 29%, somando 5 mil unidades.
“Atingimos a maior participação no segmento de ônibus urbanos dos últimos tempos, com 78% do total. Nos rodoviários, a participação é de 51%”. O executivo destacou também a atuação no segmento de elétricos, no qual a fabricante já comercializou mais de quinhentos ônibus a bateria do modelo urbano eO500U, dos quais 250 estão em operação, e as exportações de outras 600 unidades para mercados como Argentina, México, Chile, África e Oriente Médio, entre outros. A Mercedes-Benz acredita que 2026 será um ano de grandes conquistas, apesar dos altos juros, que reduz o crédito e tornam os financiamentos caros. A maior restrição por parte dos bancos, em razão da elevação do risco de inadimplência, e o aumento generalizado no custo serão dois grandes desafios para o setor brasileiro de veículos comerciais.






