AMÉRICA DO SUL

Mercedes-Benz do Brasil inicia as vendas do novo O 500 “el más potente” Euro 6 para a região andina

Crédito Divulgação Mercedes-Benz

10/11/2025

A Mercedes-Benz do Brasil inicia a venda da versão com motor compatível com o padrão Euro 6 do chassi de ônibus rodoviário Novo O 500 “el más potente” de 450 e 480 cavalos pra os mercados da região andina, em mais um passo marcante no crescimento das exportações da marca. Os clientes chilenos encomendaram as 100 primeiras unidades, as primeiras unidades já foram produzidas e demais estão em processo de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Essa exportação é uma parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile.

Além da motorização mais potente, os chassis da família Novo O 500 contemplam maior capacidade de carga. Assim, chegam ao mercado com as seguintes denominações: Novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos). Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, como também de outros mercados da América Latina.

Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, caso severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, eles superam os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes, como temperaturas abaixo de zero e altitudes até 5.000 metros.

“Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial do Novo O 500 teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. O desempenho excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquelas regiões”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.

“Com o êxito crescente do Novo O 500, chegamos a 1.901 unidades exportadas desde o seu lançamento, sendo aproximadamente 860 unidades só em 2025. Paralelamente, expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, que são os maiores compradores do Novo O 500, já comercializamos esses chassis de ônibus rodoviários para Guatemala, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, informa Jens Burger.

Parceria com a Kaufmann foi decisiva para o sucesso do Novo O 500 no Chile

De acordo com Jens Burger, a parceira com o Grupo Kaufmann foi decisiva para o sucesso do Novo O 500 no Chile. “Nosso representante local, de longa tradição e vivência no mercado chileno e latino-americano, agregou muito conhecimento e experiência acerca do produto, como também dos perfis das empresas operadoras e da realidade operacional local. Isso trouxe importante contribuição aos nossos times de Engenharia, Vendas, Marketing e Pós-Venda no desenvolvimento e produção do Novo O 500 para o mercado chileno”.

“Nos últimos dois anos, desde o lançamento em 2023, passamos por um intenso processo de implementação da marca e dos nossos produtos. Foi um período desafiador, mas também muito enriquecedor, no qual demonstramos a capacidade de colocar os veículos nas ruas, trabalhando e gerando receita para nossos clientes. Esses produtos são desenvolvidos precisamente para isso: para produzir. Essa experiência nos permitiu nos adaptar e nos preparar de forma sólida para a chegada da norma Euro 6 em janeiro, tanto em nossas operações e atendimento nas filiais quanto nos processos internos de suporte. Foram dois anos de aprendizagem e domínio da tecnologia e eletrônica que nos deixam prontos para essa grande mudança.”

Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações

“O grande sucesso do Novo O 500 é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores de ônibus da América Latina, especialmente de regiões andinas”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos, além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos, equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.

Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes

“Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, diz Harley Barbieri, gerente de Marketing de Produto & Pós-venda Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!