BRASIL

Mercedes-Benz do Brasil produz ônibus elétricos em São Bernardo do Campo e inicia entregas aos clientes

Crédito Divulgação Mercedes-Benz

16/11/2023

A Mercedes-Benz do Brasil está iniciando a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole

Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos já estão sendo produzidos na moderna Fábrica 4.0 em São Bernardo do Campo, e devem entrar em operação já no início de 2024.

“Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.

“Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em

seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com

menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção, motores elétricos, eixos e outros itens.

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, afirma Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina.

Segundo o executivo, a demonstração do eO500U no Chile reforça também a parceria com a encarroçadora Caio no atendimento a clientes do Brasil e da América Latina. “Os primeiros 50 ônibus elétricos da Mercedes-Benz para a cidade de São Paulo, previstos para entrar em operação no início de 2024, receberão carroçaria Caio, assim como o veículo em demonstração no Chile”, ressalta Mauricio Yamamoto.

“Esse é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da equipe de Engenharia e Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil, na América Latina e em outros países”, conclui Mauricio Yamamoto.

Ônibus elétrico produzido pela Mercedes-Benz do Brasil será demonstrado a clientes no Chile

A Mercedes-Benz anunciou que, em breve, uma unidade do eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido noo Brasil, fará sua estreia no Chile. O veículo será enviado ao país andino para um programa de demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo. Esta ação é resultado de uma parceria com a Daimler América Latina e com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz.

“Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, diz Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz do Brasil está se dedicando fortemente a eventos para lançamentos e demonstrações de chassis de ônibus nos mercados da região. “Estamos planejando também ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes dos segmentos urbano, rodoviário, turismo e mineração, reafirmando a presença da nossa marca na América Latina”, afirma Jens Burger.

Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos

“Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, diz Jens Burger.

“Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, o eO500U atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!